Por Rafaela Vidigal em 30/ago/2016 9:30:00
Você alguma vez já se perguntou qual é o melhor lugar para comprar seus vinhos? Há vários fatores a se considerar: preço, deslocamento, comodidade, variedade, etc. Vamos apresentar as opções. Acompanhe!
Supermercados
Se você estiver em trânsito, voltando do trabalho, querendo beber um vinho no jantar, o supermercado é uma boa opção. Redes como Carrefour, Pão de Açúcar, Makro, etc, possuem uma boa gama de garrafas de vários países e de distintas variedades de uva.
Alguns estabelecimentos têm adega, outros – geralmente os maiores – não, e as garrafas ficam nas prateleiras mesmo, sem climatização. Por isso, é importante pensar em levar vinhos de giro alto, ou seja, aquelas marcas e tipos mais populares e mais consumidos. Evite procurar aquelas relíquias, pode não ser um bom negócio.
Geralmente o foco de quem compra vinho no mercado é a praticidade e a economia, pois pela alta quantidade disponível, é possível para o mercado oferecer bons vinhos populares a preços bem acessíveis. É comum achar ótimos vinhos chilenos e argentinos por menos de R$100. Na dúvida, vale à pena pedir pelo serviço dos consultores, que está disponível nos melhores mercados.
Empórios
Os Empórios também são uma boa opção. São lugares mais vazios do que os supermercados, com produtos mais sofisticados. O preço é um pouco mais alto, mas a conservação do produto é melhor, bem como sua climatização.
As lojas especializadas e importadoras são lugares especiais, onde o vinho é protagonista e não divide os holofotes com mais nenhum produto, ou seja, quem vai lá é para adquirir um vinho. Por isso, o atendimento é mais personalizado, com profissionais altamente capacitados.
Além disso, os lugares são atraentes e sofisticados, como verdadeiros winebars; é comum ter degustações, eventos de lançamentos de novos rótulos e palestras sobre novidades na produção da bebida. É realmente para quem é aficionado por vinho, onde as pessoas vão trocar ideias sobre as marcas, compartilhar experiências, dicas. Vale a pena se deixar levar pelo lugar e desbravar seus cantos. É lá que você vai achar a relíquia que não dá pra achar no supermercado.
Há uma diferença entre as importadoras, que costumam ter produtos do seu próprio catálogo somente e as lojas multimarcas, que abrangem tudo. Cabe a você decidir o que quer explorar.
No conforto da sua casa
Não quer sair de casa e, mesmo assim, comprar um bom vinho? A internet oferece opções para você adquirir sua garrafa sem sair da comodidade da sua casa. Para quem mora longe de um empório, de uma loja especializada ou não quer enfrentar filas e o tumulto do mercado, vale a pena.
Nunca é demais dizer que comprar sem ver pode ser arriscado. A boa dica é apostar nos clássicos e consagrados ou aquele vinho que é completamente do seu gosto, assim, a margem de erro fica reduzida.
Os clubes de vinhos
Por fim, há a opção dos clubes de vinhos, que são grupos de apreciadores de vinho que estão crescendo cada vez mais no Brasil. É comum ter anúncios em redes sociais, como no Facebook.
Geralmente, um clube tem um ou mais winehunters ou enólogos que a cada mês prepara uma seleção dos melhores rótulos que estão sendo produzidas pelo mundo, nas diferentes variedades de uvas. O associado paga uma mensalidade e recebe em casa as garrafas desses vinhos escolhidos minuciosamente por esses especialistas.
Além disso, outros brindes, revistas e catálogos são enviados para os membros do clube. E uma ótima forma de ir formando seu paladar e seu conhecimento a respeito do vinho. Para quem quer se tornar um bom entendedor do vinho, esse é um bom caminho a ser trilhado.
Como você costuma escolher e adquirir seus vinhos? Conte para gente nos comentários!
Comentários: