Por Rafaela Vidigal em 21/jul/2016 10:00:00
Quando o assunto é vinho, não poderíamos deixar de falar das vinícolas. Afinal, elas fazem toda a diferença na produção dessa sofisticada bebida. A arquitetura tem uma grande importância nessa história, já que na construção das edificações o incrível mundo artístico pode fornecer as características que deseja, além de agregar valores ao vinho.
Vale ressaltar que a arquitetura está em constante mudança e sempre acompanha as tendências e tecnologias. Desta maneira, quando está relacionada às vinícolas, ela se aprimora para melhorar as condições da elaboração do vinho e, claro, da guarda.
Muitos não sabem, mas o universo do vinho também está se reinventando e inovando suas concepções. Engana-se quem acredita que essa bebida é tradicional e o seu conceito não pode ser mudado. Afinal, aprimoramento é sempre uma das melhores maneiras para a evolução. Por isso, as vinícolas não podem parar no tempo! Elas têm inúmeras funções essenciais quando se trata do vinho e a arquitetura está presente para enriquecer a bebida de diversas maneiras, como oferecer uma moradia que possa lhe enobrecer, e o melhor: diferenciar dos demais rótulos, já que o local onde a bebida é produzida conta muito na hora de ser comercializada.
Quais os critérios para construir uma vinícola?
Em primeiro lugar, é necessário dar prioridade para a higiene do local, ou seja, utilizar os materiais próprios para a produção dos vinhos. Além disso, o controle de temperatura é indispensável, já que ela é uma das principais responsáveis pelo bom resultado da bebida. Portanto, evitar as bruscas alterações climáticas está na lista de prioridade dos arquitetos.
Considerar o processo de elaboração também é fundamental, pois assim evitará possíveis problemas e, claro, deixará no ponto certo a produção. Por último, mas não menos importante: a cenografia. Ela precisar ser muito explorada, sendo assim, a atração para os turistas e os apaixonados pelos vinhos só tende a se multiplicar, triplicar, e por aí vai.
Conheça as vinícolas mais modernas ao redor do mundo
A Itália com certeza é um país que remete aos incríveis vinhos e, por isso, é responsável pelas surpreendentes e encantadoras vinícolas. Entre elas está a Cantina Mezzacorona, em Trentino, que apresenta uma decoração arrojada e ousada. Com certeza um excelente passeio e um colírio nos olhos para os visitantes. Também encontramos por lá a Vinícola Petra, em Toscana, que se tornou um ponto de referência na cidade, já que pode ser vista de longe.
Ainda na Europa é possível encontrar vinícolas fantásticas, como na Espanha. Vale a pena visitar a Viña Real, em Álava, que foi projetada na barrica por ser um local funcional. As estratégias usadas pelo arquiteto foram voltadas para a estabilidade térmica. Além disso, uma ponte transfere o mosto para pipas de aço, localizadas ao seu redor.
Na América do Sul, a Argentina parece dominar quando se trata de vinícolas inovadoras. Você já ouviu falar da Bodega Séptima, em Mendoza? Ela conta com a incrível ajuda de um cenário natural. Sabe por que? A Cordilheira dos Andes fica ao fundo! Ou seja, só a vista já vale muito, além de sua arquitetura ser deslumbrante. O mais impressionante é que ele foi projetado para o processo de 1,5 milhões de litros anuais de mosto.
Você já visitou alguma vinícola que te impressionou? Qual tem vontade de conhecer? Concorda que a arquitetura faz toda a diferença? Conte para nós! Não deixe de seguir nosso blog para ficar por dentro de tudo sobre vinhos!
Comentários: