Sabe aquela história de que o vinho fica melhor com o passar do tempo?
Em parte, isso pode ser verdade, mas cuidado com as generalizações. Verdadeiros amantes da bebida sabem que, se não souber como envelhecer o vinho direito, há uma alta probabilidade do vinho não ser degustado com todas as suas nuances e características únicas.
Quando falamos do processo de amadurecimento do vinho, estamos falando majoritariamente de como o rótulo é conservado. Esse é um assunto que exploramos com profundidade em diferentes artigos. Confira alguns:
⇝ Quanto tempo dura um vinho depois de aberto? ⇜
⇝ 7 dicas de conservação de vinhos para manter a qualidade ⇜
⇝ Como armazenar vinhos abertos ⇜
Mas, hoje vamos nos ater especificamente ao processo de amadurecimento dos tipos de vinho que foram produzidos para envelhecerem um período de tempo mais longo.
Agora, você deve estar se perguntando: quais são exatamente as características que um vinho deve ter para envelhecer bem?
São quatro principais, e são relativamente simples identificar:
Conforme a bebida vai perdendo a acidez ao longo do tempo, o sabor vai ficando mais plano. Então, guarde essa informação: um vinho com alta acidez em seus primeiros anos de vida sustentará seu sabor por mais tempo.
Vinhos tintos com taninos mais altos tendem a envelhecer melhor. Eles ficarão mais macios conforme os taninos se decompõem.
No geral, quanto mais baixo for o teor alcoólico do vinho não fortificado, mais tempo ele durará envelhecendo.
O açúcar residual mantém o paladar da garrafa. Os vinhos residuais costumam ser os mais doces. Não é à toa que mencionei o vinho do Porto, mas esse mesmo quesito é válido também para o Xerez.
Agora que você já é capaz de reconhecer um vinho com potencial para envelhecer bem, é importante saber o que fazer para que, daqui alguns anos, você possa ter excelentes surpresas com os rótulos.
É muito importante que nesse tempo de envelhecimento, a bebida esteja protegida dos temidos 4 vilões do vinho. Conheça-os.
⇝ Vilões do Vinho: Temperatura ⇜
⇝ Vilões do Vinho: Umidade ⇜
⇝ Vilões do Vinho: Iluminação ⇜
⇝ Vilões do Vinho: Vibrações ⇜
Isso significa que a adega climatizada é o local ideal para armazenamento daquele rótulo especial que você garimpou com carinho e estará perfeito daqui alguns anos se ficar quietinho envelhecendo apropriadamente.
Aprender como envelhecer vinho adequadamente é importante para qualquer enófilo, que também costuma ser um otimista inveterado e tem confiança de que o futuro estará cheio de motivos para bons brindes.
É bom que a bebida esteja à altura dos acontecimentos, não é mesmo? Tem uma experiência memorável com um bom vinho envelhecido? Compartilhe comigo nos comentários! Essas histórias costumam ser muito boas e eu adoro conhecê-las.