Por Rafaela Vidigal em 1/mai/2019 17:53:00
Vinhos são bebidas muito conhecidas pelo seu processo de envelhecimento natural que, em grande parte dos casos, torna-o ainda mais saboroso. Porém, quando aberto, o vinho começa o um processo de oxidação que pode alterar suas características e eventualmente prejudicá-lo. Por este motivo, saber quanto tempo dura um vinho depois de aberto é vital para aproveitá-lo melhor.
Quando o rótulo é aberto e o processo de oxidação começa, o mais recomendado é consumir toda a garrafa. Isso porque o contato do líquido com o ar acelera sua evolução, e vai eliminando sua exuberância e sabor.
Mas, e quando os convidados estão satisfeitos, ou quando você quer se deliciar com apenas uma taça? Quais são as recomendações?
Por quanto tempo posso guardá-lo?
De uma forma geral, a duração média de um vinho depois de aberto é de três dias, quando sua conservação é feita de forma adequada. No entanto, devemos levar em conta que existem diferentes tipos de vinhos e, dentro de cada categoria, estilos diversos. E estes fatores são determinantes para se saber quanto tempo dura um vinho depois de aberto. Veja alguns exemplos:
Espumantes
Na grande maioria dos espumantes, quando armazenados na geladeira e com tampa, espumantes, como Champagne, Cava e Prosecco, costumam durar de um a dois dias.
Brancos
Por possuírem uma acidez elevada, brancos leves e rosés costumam durar um pouco mais tempo tampados na geladeira do que os brancos encorpados. Em média, três dias. Esse é o caso de Sauvignon Blanc, Riesling e Pinot Grigio.
Já os encorpados, como o Chardonnay, duram de dois a três dias. Isso acontece porque tiveram bastante contato com o oxigênio durante seu processo de maturação.
Tintos
Os tintos leves, como o Pinot Noir, aguentam até três dias tampados na geladeira. Por possuírem menos taninos, acabam por ser os tintos que duram menos. Os encorpados podem aguentar até quatro dias. Neste caso, quanto maior a acidez e a concentração de taninos, maior a duração.
Já os vinhos fortificados, como o do Porto, possuem uma duração bastante elevada, de 15 a 20 dias, com tampa e na geladeira. Isso se deve a alta concentração de açúcares e à adição de álcool vínico durante o seu preparo.
Onde guardar
O melhor lugar para guardar um vinho, mesmo depois de aberto, é em uma adega, na parte de espumantes, por ter uma temperatura inferior retardando o processo de oxidação. Mas, caso você não possua uma, ele pode ser armazenado dentro da geladeira (somente depois de aberto e para consumo em menos de 3 dias!!), sempre tampado porque os alimentos podem transferir seu cheiro para o líquido.
Se não conseguir recolocar a rolha, pode utilizar uma tampa específica para vinhos. A garrafa deve ser armazenada em pé e, de preferência, fora da porta, pois o movimento diário pode fazer com que o vinho oxide mais rapidamente.
Como guardar
Existem muitos acessórios para ajudar a conservar um vinho aberto por mais tempo. Os equipamentos que selam a garrafa a vácuo podem ser uma solução interessante. Há também aqueles sistemas que preenchem a garrafa com um gás mais pesado do que o oxigênio, geralmente o nitrogênio, para formar uma barreira protetora.
A forma mais barata, e também eficiente, é transferir o líquido para uma garrafa menor, de 375 ml ou 500 ml, sempre mantendo fechada e na geladeira.
Caso o tempo ideal para o consumo tenha passado, não se preocupe. O vinho pode ser aproveitado na cozinha. Existem inúmeros pratos deliciosos que levam vinho no seu preparo.
Gostou das nossas dicas sobre quanto tempo dura um vinho depois de aberto? Utiliza alguma técnica diferente? Conte-nos!
Comentários: