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Vilões do vinho: iluminação

Engana-se quem pensa que apenas a temperatura pode influenciar o tempo de guarda do vinho. Claro que este é um dos principais vilões do vinho, mas não é o único. A iluminação do ambiente onde estão armazenadas as garrafas, por exemplo, é outro fator que pode até alterar o sabor da bebida.

De acordo com um estudo da Universidade de Mainz, na Alemanha, a luz tem ação direta no sabor dos vinhos e pode alterar até mesmo a cor da bebida. A pesquisa verificou, por exemplo, que em um espaço no qual a luz tem tons azuis ou vermelhos o vinho tem gosto melhor do que em outro ambiente com iluminação verde ou branca.

Essa hipótese foi confirmada por pesquisadores da Universidade Johannes Gutenberg, também na Alemanha. Os estudiosos fizeram um experimento com cerca de 500 pessoas, que consistia em fazê-las provar vinho, ver se gostavam do sabor e saber quanto pagariam por ele. Quando iluminada pela cor vermelha, os participantes do estudo estavam dispostos a pagar um euro (cerca de 4,3 reais) a mais pela garrafa de vinho. Já no caso da luz verde, o preço sugerido foi reduzido.

Outras descobertas da pesquisa foi que os participantes afirmaram que o vinho iluminado pela luz vermelha era mais doce do que o das luzes branca ou verde. De acordo com os pesquisadores, isso acontece pois "seu caráter furtivo foi aguçado pela incidência dos raios".

A melhor solução para impedir o efeito da luz seria vedar completamente a adega. Porém, quando não é possível ver o interior das adegas, a maioria das pessoas acaba abrindo suas adegas com muito frequência, para escolher ou admirar os rótulos armazenados, e isso prejudica o controle da temperatura, outro grande vilão do vinho.

É por essa razão que todas as adegas da Art des Caves possuem portas de vidro com tecnologia Low-e que permitem a contemplação dos vinhos armazenados, a proteção contra raios ultravioleta e ainda mantém o visual sofisticado e moderno da adega. Conheça esse e outros diferenciais em nossa loja virtual.

Você já percebeu o efeito da iluminação em algum vinho degustado? Conte para a gente!

Nova call to action

Escrito por Rafaela Vidigal

Rafaela Vidigal, formada em administração, integra desde 2007 a equipe da Art des Caves. Atualmente vem descobrindo os encantos do marketing. Adora cantar no carro ­(mesmo cantando muito mal), ama comer, beber bons vinhos e dar boas risadas. Acredita que toda garrafa vazia está cheia de boas histórias!

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