Por Bruno Hermenegildo em 22/out/2016 9:00:00
O mundo fascinante dos vinhos, além de ter suas peculiaridades nas variedades, combinações e ocasiões, possui também uma classificação que diferencia os amantes e seus profissionais, vamos conhecer esse universo?
Por que é dado o nome de enólogo para quem elabora o vinho?
Enólogo é o profissional “pai”, responsável por toda a criação e processos do vinho, tem a ver desde o solo em que a uva é plantada, as misturas feitas na bebida, até a sua inserção no mercado.
No Brasil existe somente uma única universidade que habilita o bacharelado desse tipo de profissional, localizada na Serra Gaúcha em Bento Gonçalves, a formação é em agronomia com especialização em Enologia.
Já para conseguir o tecnólogo em Enologia, há instituições em São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
Por que é dado o nome de enófilo para quem aprecia o vinho?
Citando o autor e apaixonado por vinho Luiz Groff: "Enólogo é aquele que diante do vinho toma decisões, e Enófilo é aquele que, diante das decisões toma vinho".
Em outras palavras todos os apreciadores de vinho são enófilos e possuem diferentes níveis de conhecimento, conforme sua paixão e dedicação neste sentido.
História do dia e escolha da data para o dia do Enólogo
Comemora-se em 22 de outubro o dia do Nacional do Enólogo, referido como o grande artista e encantador, na arte de produzir vinhos.
No projeto de lei nº 2.274 de 29 de setembro de 1983, arquivado anos depois foi sugerido que a data fosse denominada como "Dia Nacional do Enólogo E Técnico Em Viticultura e Enologia e do Vitivinicultor", porém sua oficialização se deu em Bento Gonçalves, na “capital brasileira do vinho” como “Dia do Enólogo”, conforme a lei nº 848 de 1 de setembro de 1978.
Uma curiosidade a respeito desta data é que no ano de 1959 foi fundada a Escola Agrotécnica Federal de Bento Gonçalves, responsável por capacitar técnicos em Enologia no país.
Curiosidades sobre enólogo e enófilo
No mundo dos enólogos e enófilos existem duas outras figuras que merecem destaque para o conhecimento:
Enochato - Isso mesmo Enochato, forma que é conhecido no ambiente dos amantes do vinho. É a pessoa que possui profundo conhecimento sobre o assunto e esforça-se para demonstrá-lo diante os demais. Fácil de se identificar por sua postura, sempre que pode, faz toda uma apresentação peculiar.
Inclina a taça, respira dentro dela, gira os olhos e faz comentários técnicos complicados para muitos, foi por conta deste comportamento que o vinho ganhou essa fama de ser requintado, difícil e enigmático.
Sommelier - Profissional que trabalha nos restaurantes, bares e lojas do segmento, elabora a carta de vinhos. É responsável por tudo que envolva as bebidas no local, desde a escolha da compra, até seu recebimento, conhece bastante a respeito, sendo capaz de fazer as melhores indicações e sugestão de combinação para sua refeição.
Destaca-se entre uma de suas atividades: servir os clientes e esclarecer dúvidas a respeito da bebida que está sendo apreciada.
Esse texto é uma singela homenagem da Art des Caves ao enólogos, que elaboram de maneira detalhada essa bebida com sabores, aromas e cores diversificadas para nos apreciarmos.
Para comemorar essa data da melhor forma só com uma taça de vinho, não é mesmo?
Comentários: