Para se ter um vinho de qualidade, não se pode cultivar uvas de qualquer forma. É feito todo um trabalho cuidadoso para que a safra seja excelente!
Para se obter um excelente vinho, é preciso que as uvas venham a amadurecer de forma gradual. Só dessa forma é possível obter aroma e concentração extraordinária. Além disso, a uva precisa ter acidez adequada, crocância e frescor. Não é um resultado simples!
Ainda se exige para que se produzam vinhos de qualidade, que haja equilíbrio entre acidez, açúcar, concentração e maturação. Se a uva não tiver a maturação correta, e o suco estiver muito ácido, os vinhos se tornam tartáricos. Já o clima quente demais, ajuda o açúcar, no entanto, faz diminuir a acidez recomendada.
O vinho não pode ser diluído demais, precisa estar pronto para o cliente poder degustar com prazer!
Terroir segue oficialmente o conceito de um espaço coletivo com interações entre o ambiente biológico e o físico, associados a ele, práticas enológicas, proporcionando vinho de qualidade.
Apesar de não haver tradução para terroir, se trata de uma relação próxima entre o solo, o nascimento e cultivo de um tipo de uva, que resulta em qualidade, tipicidade de vinho e identidade.
O Terroir envolve:
A produção no Estado de Minas Gerais tem se concentrado no sul, havendo predominância de videiras americanas, que são mais rústicas e se adaptam bem ao clima da região, predominantemente chuvoso.
Mas a região norte também se encontra em expansão, havendo vasta adaptação da videira. Minas Gerais tem sido bem-sucedida por conta do maior controle de doenças nos períodos de baixa incidência de chuvas, e tecnologia que tem impulsionado o cultivo das mesmas.
Em especial, na região, diversas práticas, nas diferentes fases de produção têm sido acompanhadas, bem como a avaliação das tecnologias que favorecem os resultados para boas garrafas de vinhos.
Obviamente, há muitas outras, mas o fundamental para ter um bom vinho é proveniente de sua produção!