Por Bruno Hermenegildo em 12/mai/2016 10:00:00
Quem degusta uma taça de vinho pode não saber todos os processos que envolvem a produção da bebida. As etapas vão desde o cuidado com a terra e as videiras até o engarrafamento e rotulagem. Todas elas são igualmente importantes e influenciam na qualidade do vinho. A colheita é um destes estágios e é realizada em épocas determinadas safra a safra. Saiba mais!
A vindima
Estranha à primeira vista, a palavra vindima é sinônimo de colheita. A apanha deve ser realizada na época certa, de acordo com o terreno onde as videiras estão plantadas, as condições climáticas, a variedade das uvas e a maturação das mesmas. Depois de colhidas, as uvas não amadurecem. Por isso, deve-se observar o ponto correto de maturação de acordo com a variedade cultivada.
A maturação ideal
À medida que a maturação progride, as bagas vão ganhando maleabilidade e maciez e os frutos mudam de cor: as brancas passam do verde ao verde-amarelado, já as tintas vão do verde ao roxo-azulado.
Neste período, a acidez diminui e os níveis dos açúcares glicose e frutose aumentam. São estes pontos que os enólogos verificam e avaliam para dar início e fim à colheita para que os frutos não se tornem muito doces e com baixa acidez. O ponto de maturação determina o tipo de bebida a ser elaborada. Estes detalhes são importantes para a produção de vinhos de máxima qualidade.
Dependendo da variedade e do terroir, o período de duração da maturação das uvas pode variar de 30 a 70 dias. O ponto correto deve ser avaliado a cada safra, ano a ano. Tão importante quanto a colheita das uvas com a maturação ideal, é o modo de colher, que pode ser de maneira manual ou mecânica.
Colheita manual
Este é o tipo perfeito para produções menores e com característica mais artesanal. A colheita manual um processo cuidadoso, que leva mais tempo. Assim, é possível selecionar as uvas de modo criterioso – mesmo que sejam apenas alguns cachos de uma mesma videira -, colhendo as que estão no ponto ideal de maturação, não colhendo nem antes, nem depois do tempo desejado. Evita-se também que um menor número de bagas seja danificado. A vindima manual também é empregada em terrenos irregulares e acidentados, onde o maquinário tem difícil acesso.
Colheita mecânica
A colheita mecânica é especialmente utilizada em terrenos com maior área cultivada, portanto, maior produção. Como utiliza máquina, colhe os frutos de maneira mais rápida, tornando o processo mais barato. Porém, as bagas ficam mais danificadas.
Colheitas especiais
Há vinhos especiais, mais doces, raros e caros, produzidos com uvas provenientes de colheitas especiais. Além de frutos extramaduros, as bebidas podem ser produzidas com bagas mais secas (trocken) e em ponto de passa, ou naturalmente congeladas (eiswein), ou nobremente podres pelo ataque do fungo Botrytis Cinerea. É preciso cuidado e atenção para deixar os cachos de uvas chegarem a estes pontos especiais, uma vez que passam do tempo normal de maturação.
Você entendeu como a colheita também é um processo importante e interfere na qualidade do vinho? Já viu ou tem vontade de ver uma colheita de uvas ao vivo, ou mesmo participar? Conte para nós, estamos te esperando!
Comentários: