Por Bruno Hermenegildo em 29/set/2015 14:30:25
Quem ama vinho e chocolate não pode imaginar combinação mais deliciosa que os dois juntos: por que não aproveitar a última taça da noite com uma lasquinha de chocolate meio amargo ao final de uma refeição memorável? Pois o problema é que, para a maioria dos enólogos, misturar essas duas delícias é um pecado dos mais graves!
A boa notícia para os chocólatras que não querem dispensar nenhum dos dois é que, na realidade, é sim possível apreciar um bom vinho com chocolate sem ferir as leis da harmonização. Veja como e descubra alguns bons motivos para fazê-lo sem medo!
Vinho e chocolate são ótimos para a sua saúde
Pode ser que você já conheça os principais benefícios do consumo (moderado, viu?) do vinho para a saúde — estamos falando aqui de desobstrução das suas artérias, redução do risco de ter câncer de próstata e até mesmo aumento do desejo sexual, diminuição da chance de ter depressão e uma ajudinha na perda de peso —, mas sabia que o chocolate também traz inúmeras vantagens ao nosso organismo?
O curioso é que, nos dois casos, a maioria dos benefícios é gerada pela mesma substância: os flavonoides, um tipo de antioxidante presente tanto no cacau quanto no vinho, principalmente nos tintos. Mas além de tudo o que o vinho já traz de bom, o chocolate ainda tem o poder de nos deixar mais felizes, graças ao estímulo que ele gera na produção de endorfina, e inclusive prevenir a pré-eclâmpsia, uma doença que pode colocar em risco mamãe e bebê na hora do parto.
E, claro, combinar vinho e chocolate significa também combinar os benefícios dos dois, ou seja: muito mais saúde para você! Já tinha imaginado que o prazer de comer chocolate com vinho podia ser totalmente sem culpa assim?
Dá para combinar os dois sem errar
O grande problema do chocolate é que ele tem todas as características que dificultam a harmonização com vinhos: é doce, gorduroso e de sabor intenso. Mesmo assim, ao contrário do que pregam alguns “enochatos” por aí, acreditamos que é possível acertar na combinação sem medo! Veja como:
Tente o equilíbrio
Uma dica para amenizar os “defeitos” do chocolate diante do vinho é optar por sobremesas com maior teor de cacau — e, de quebra, mais flavonoidespara você! —, algo entre 50 e 70%. Isso ajuda a diminuir a doçura e a quantidade de gordura, duas características que dificultam a percepção de outros sabores.
Mesmo assim, tome cuidado para não exagerar: chocolates com teor de cacau acima de 70% podem se tornar tão fortes e amargos que azedam o vinho na boca, e isso você definitivamente não quer que aconteça!
Aposte nos vinhos doces
Uma das regras de ouro da harmonização de vinhos com alimentos é combinar elementos com o mesmo “peso”, ou seja: um peixe leve com um vinho branco leve e uma carne pesada com um vinho tinto mais encorpado. Quando combinamos com chocolate, então, precisamos de um vinho que faça frente à doçura e força do cacau, certo?
Logo, vinhos doces naturais (como Riesling e Gewürztraminer), vinhos de sobremesa (como o Porto ou Moscatel) e outros menos secos são perfeitos para harmonizar com chocolate!
Se tudo der errado, invista no Banylus
Até os franceses, conhecidamente um dos povos mais apegados às tradições, concordam que o vinho da região de Banylus vai bem com o chocolate, então pode ser uma boa contar com um na sua adega para não errar nunca na hora da sobremesa com chocolate, ok?
Esqueça as regras
Por fim, lembre-se de que, no final das contas, é você quem tem que ficar feliz tomando um vinhozinho com chocolate. Então, não hesite em tentar combinações inusitadas para descobrir o que mais te agrada!
E você, como gosta de harmonizar vinho e chocolate? Conte para a gente nos comentários quais são as suas combinações preferidas e continue de olho no nosso blog!
Comentários: