Por Rafaela Vidigal em 7/jul/2015 18:09:00
Tudo mundo já ouviu falar que beber uma taça de vinho durante a refeição faz bem para o coração. De fato, essa bebida possui inúmeros benefícios para a saúde. Para alguns, isso serve como uma desculpa para tomar uma taça a mais, para outros, reforça a procura por rótulos de qualidade.
Mas qual a verdade sobre os benefícios que o vinho traz para quem bebe? Para te responder essa pergunta, listamos 8 benefícios que a bebida fornece a quem consome com moderação. Quer descobrir quais são? Então confira a seguir:
Redução de infecções e doenças
A taça diária da bebida reduz em 11% a chance de você se infectar por bactérias causadoras de doenças, segundo dados da Sociedade Europeia de Cardiologia. Além disso, diminui o risco de úlceras e gastrites, sem falar que o vinho não afeta o sistema que já está imune.
Limpeza de veias e artérias
Um componente do vinho chamado resveratrol, um antioxidante, é o responsável por varrer as gorduras acumuladas nas veias e diminuir os níveis de colesterol. Essa combinação ajuda a reduzir as chances de desenvolver diabetes e doenças do coração, pois o resveratrol reprime níveis altos de açúcar no sangue e reduz a pressão arterial. Mas para obter tais resultados, o consumo da bebida deve se limitar a duas taças por dia.
Diminuição das chances de câncer de próstata
Homens que bebem de quatro a sete taças de vinho tinto por semana têm as chances de ter as doenças reduzidas em 50%, na comparação com quem não consome a bebida nessa quantidade, segundo uma pesquisa da Harvard Men’s Health Watch.
Afastamento da depressão
Novamente, o resveratrol é o responsável por reduzir as chances de mal. Por ter propriedades neuroprotetoras, o componente atua de forma a melhorar o humor e reduzir a ansiedade. O estudo da BMC Medicine indicou que pessoas com mais de 55 anos e que bebem uma taça de vinho por dia têm menos tendência a desenvolver a depressão.
Reforço para olhos
A idade traz, entre tantos problemas, a dificuldade de enxergar. Para quem bebe vinho, de acordo com o Departamento de Oftalmologia da Universidade de Udine, o consumo moderado de vinho retarda os efeitos da idade na visão.
Aumento do desejo sexual
Pesquisa do “The Journal of Sexual Medicine” feita com mulheres relatou o aumento do nível de desejo e da satisfação sexual por aqueles que consumem vinho. A causa é o aumento do fluxo sanguíneo na região do órgão sexual, provocada pelos componentes do vinho. Já para os homens, o efeito é o contrário. A dilatação dos vasos facilita o tráfego do sangue, o que vai gerar uma ereção mais frágil. Ou seja, para que ambos aproveitem os benefícios do vinho, a dica é consumir moderadamente.
Retardamento do envelhecimento
Os vinhos tintos são ricos em um componente chamado polifenol, um potente antioxidante. Sua principal função é "varrer" os radicais livres, os responsáveis pelo envelhecimento da pele. O hábito regular de beber até duas taças de vinho durante as refeições favorecem a pele e retardam o envelhecimento.
Inibição do ganho peso
É um assunto polêmico, mas um componente do vinho, o piceatannol, inibe o desenvolvimento de células adiposas, ou seja, evita o acúmulo de gordura. De certa forma, reduz o ganho de peso. Essa foi a conclusão de dois estudos, um da Universidade de Purdeu, nos Estados Unidos, e outro da Universidade de Navarra, na Espanha. Mas o benefício só acontece quando o consumo for moderado, de uma taça a cada refeição, acompanhado de uma dieta balanceada.
Incrível o quão benéfico o vinho pode ser para nossa saúde, não é mesmo? Agora queremos saber se você já conhecia algum desses benefícios e quais deles você mais quer ser beneficiado. Deixe seu comentário e venha participar da conversa!
Comentários: