Por Bruno Hermenegildo em 7/dez/2016 13:38:36
Para aqueles que amam vinhos, às vezes escolher os melhores, não é uma tarefa fácil. Isso acontece porque existem diversos fatores que influenciam, como o tipo de vinho, preço, a região em que as uvas foram cultivadas, entre outros.
Porém, segundo a demanda de saída dos vinhos brasileiros, é possível ter uma noção daqueles que mais agradam o paladar nacional e o internacional.
Vinhos brasileiros – seleção de altíssima qualidade
É muito bom poder informar que não são somente os vinhos estrangeiros que fazem sucesso, já que o Brasil possui vinícolas de qualidade.
Tanto é que na 13º edição do Concurso Internacional de Vinhos e Licores Vinus, que aconteceu em agosto de 2016, na cidade de Mendoza, na Argentina, 45 vinhos de nossa nacionalidade foram selecionados em uma análise competitiva com vários países produtores.
O júri do evento contou com a análise de especialistas de vários países. Dois enólogos brasileiros participaram: Firmino Splendor, que é fundador e também ex-presidente da ABE – Associação Brasileira de Enologia, e Carlos Abarzúa, ex-presidente da mesma entidade.
Ao todo foi verificada a qualidade de 445 vinhos de 17 países, além de alguns licores. O nosso país ganhou várias medalhas. Confira!
Os ganhadores das medalhas Grandes Campeões e Ouro Duplo
Grandes Campeões
Essa medalha premia o grande vencedor de uma categoria específica (espumante, vinho tinto, vinho branco, etc.).
- Espumante Casa Valduga RSV Moscatel 2015 - Casa Valduga
- Licor Splendor de Chocolate com Amendoas 2015 - Adega Splendor
Medalha de Ouro Duplo
- Licor Splendor de Chocolate com Amendoas 2015 - Adega Splendor
- Vinho Tinto Seco Casa Valduga MUNDVS Malbec 2012 - Casa Valduga
- Espumante Casa Valduga RSV Moscatel 2015 - Casa Valduga
- Vinho Branco Seco Aurora Reserva Chardonnay 2015 - Vinícola Aurora
- Espumante Garibaldi Moscatel Rosé - Vinícola Garibaldi
- Espumante Garibaldi Espumante Prosecco - Vinícola Garibaldi
- Espumante Elegance Peterlongo Brut - Vinícola Armando Peterlongo
- Espumante Peterlongo Prosecco Brut Nature - Vinícola Armando Peterlong
- Espumante Presence Peterlongo Moscatel Branco - Vinícola Armando Peterlongo
- Espuamnte Presence Peterlongo Moscatel Rosé - Vinícola Armando Peterlongo
- Espumante Espumante Moscatel - Vinícola Campestre
- Espumante Vinho Moscatel 2015 - Vitivinicola Jolimont Espumante
Conheça mais sobre as vinícolas brasileiras premiadas em todas as categorias:
Aracuri Vinhos Finos
Essa vinícola situada no município de Muitos Capões em Rio Grande do Sul dispõe de vinhos com aromas complexos e elegantes, com uma produção mais artesanal, destacando sabores como cassis, ameixa, pimenta preta, entre outros. Seus rótulos podem ser degustados com perfeição, permitindo sentir taninos macios e uma acidez equilibrada em diversas garrafas.
Cooperativa Vinícola Garibaldi
Localizada em Garibaldi a 120 Km de Porto Alegre, essa vinícola está no coração da Serra Gaúcha. Os vinhos têm características e personalidades própria, em uma configuração dos melhores vinhos do Brasil, conseguindo, assim, acumular diversas premiações nacionais e internacionais. Seguindo a linha tecnológica francesa para produção, seus espumantes fazem muito sucesso.
Vinícola Armando Peterlongo
Essa vinícola elabora seus champanhes ao modo francês, contendo na sua produção bastante tradição e elegância. Ela está situada na Serra Gaúcha, na cidade de Garibaldi.
Vinícola Perini
A vinícola Perini está dividida entre dois municípios. Possui 12 hectares de vinhedos em Garibaldi e outros 80 hectares situados em Farroupilha. Suas videiras são europeias (com certificações).
Domno do Brasil
Sediada em Garibaldi, às margens da BR 407 Km, essa vinícola importa vinhos e espumantes distribuindo os seus rótulos, para prazer dos enófilos. Contém diversos vinhos, desde os com notas de frutas, como morangos e ameixas secas, até especiarias como pimenta preta.
Famiglia Zanlorenzi
Ganhadora de vários prêmios, essa vinícola produz vinhos há mais de 70 anos, tendo como aliadas inovação e qualidade. O grupo investe em ações sociais e sustentabilidade através da transformação de todas as sobras das uvas em adubo para os animais ou para a terra.
Vinícola Campestre
Fundada há mais de 50 anos, essa vinícola é parte de uma empresa familiar que elabora vinhos, sucos, espumantes e coolers. Seus vinhos são capazes de estimular diferentes emoções a partir do olfato e do paladar. Além disso o grupo investe fortemente em tecnologia e inovação.
Mas, afinal, qual o melhor vinho?
Gosto é gosto. E agora é sua vez de me contar qual o seu vinho brasileiro favorito e se ele está ou não nessa lista. Estou curioso para saber a sua preferência nacional.
Comentários: