Expertise em Adegas e Vinhos | Blog Art des Caves

Futebol e vinho combinam?

Written by Rafaela Vidigal | 16/ago/2016 20:09:24

O vinho é uma bebida muito apreciada no mundo inteiro, mas no Brasil não é tão comum apreciar a bebida em eventos como o futebol, pois para a maioria dos brasileiros, o vinho é sinônimo de elegância, frio, fondue e de momentos especiais. Mas será que na terra da caipirinha e da cerveja o vinho pode se consagrar como uma boa pedida para acompanhar bons partidas de futebol na televisão?

O Brasil nunca foi um país de muita tradição na produção de vinhos. Se compararmos nossos números aos de grandes nações viníferas, como a Itália e a vizinha Argentina, veremos que o nosso país ainda produz uma quantidade muito baixa. O foco principal das vinícolas está na região sul, mais especificamente no estado do Rio Grande do Sul, que responde por mais de 90% dos vinhos nacionais.

Por outro lado, quando o assunto é futebol, o cenário muda. Trata-se do esporte que o país é o maior campeão mundial e tem o respeito das demais nações do planeta, inclusive das gigantes – no vinho e também no futebol - Itália e a nossa sempre arquirrival Argentina.

Então, como combinar nosso principal esporte de massa com a bebida dos deuses? Ainda mais quando é notório que o brasileiro é cervejeiro por excelência e que as grandes cervejarias estão sempre no patrocínio dos grandes eventos e campeonatos de futebol no país?

Pois saiba que isso é possível sim! E algumas pessoas já curtem acompanhar as partidas de futebol com um bom petisco e claro, de um bom vinho, apesar da tradição de futebol e cerveja.

Petiscos que combinam com vinho

Na hora de escolher o vinho sempre ficar aquela dúvida, de qual deles harmonizar com os seus petiscos. E, na verdade, harmonização varia e depende do gosto de cada um, mas podemos apontar alguns caminhos.

Um bom apreciador de carnes vermelhas, certamente pode acrescentar uma taça de vinho tinto Cabernet Sauvignon para a harmonização. Esse vinho é muito apreciado por seus aromas de tabaco, cacau, café, etc. O Malbec também é um vinho sólido e consistente que vai muito bem com bifes e filet. É só escolher e harmonizar com o seu churrasco enquanto assiste à partida do seu time na televisão.

Quando os petiscos ou a comida é algo mais leve, como carnes brancas, ceviche ou um prato de frutos do mar, pode recorrer às uvas brancas, com seus aromas leves, frutados e cítricos. As melhores e mais buscadas entre as secas são a Chardonnay e a Sauvignon Blanc. Entre as doces se destaca a Moscato, que costumamos beber por aqui.

Também é comum a aceitação do espumante. O prosecco é um velho conhecido que vai bem com as carnes brancas, os queijos, massas, pães e vegetais.

Um fato importante a se considerar é o costume dos brasileiros de se reunir em bares para assistir aos jogos. Seguindo a mesma linha, use os tintos para porções de filet e espetinhos; os brancos para o famoso bolinho de bacalhau, a porção de camarão, lula e a isca de peixe; e os espumantes combinam com os fritos (polentinha, mandioca, batata e até frango a passarinho).

Quer mais dicas de harmonização?

Para harmonizar com Vinho Tinto

  • Tábua de Frios
  • Filé Acebolado
  • Espetinhos
  • Para pratos à base de carne

Para harmonizar com Vinho Branco

  • Bolinho de Bacalhau
  • Isca de Peixe
  • Camarão ao Alho e Óleo
  • Petiscos a base de peixes e frutos do mar

Para harmonizar com Espumantes

  • Frango a Passarinho
  • Batata Frita
  • Salgadinhos Fritos
  • Torresmo
  • Polenta
  • Anéis de Cebola

São Paulo FC e vinho do porto comemorativo

Para selar ainda mais a combinação de vinho e futebol, recentemente o São Paulo fechou parceria com uma tradicional empresa portuguesa para comemorar os 85 anos do clube.

O tricolor, aproveitando suas grandes conquistas em torneios internacionais, foi buscar lá fora um dos vinhos mais apreciados em todo o mundo para oferecer aos seus torcedores: o Vinho do Porto.

Para cada título mundial do time (1992, 1993, 2005), há um vinho do Porto tipo Tawny – que é mais suave e um pouco menos encorpado do que o Ruby – sendo comercializado. O cliente pode escolher entre levar só a garrafa ou o kit com Box luxuoso que vai com o vinho, uma réplica em miniatura da taça do mundial e dois copos de cristal.

Você é fanático por futebol? Já experimentou assistir seu time com uma boa taça de vinho nas mãos? O que achou das nossas sugestões de acompanhamento? Assine nosso blog para receber os artigos na sua caixa de entrada!