---
title: 3 dicas de vinho com Michel-Jack Chasseuil
description: Com base em entrevistas com um dos maiores colecionadores do mundo, Michel-Jack Chasseuil,  selecionamos algumas dicas de vinho para você se inspirar.
image: https://blog.artdescaves.com.br/hubfs/blog/3-dicas-de-vinho.jpg
---

[![art-des-caves-logo-2021](https://blog.artdescaves.com.br/hubfs/art-des-caves-logo-2021.png "art-des-caves-logo-2021")](https://blog.artdescaves.com.br/)

## Expertise em Adegas e Vinhos

Deguste os melhores artigos sobre adegas e vinhos no Blog da Art des Caves

![](https://blog.artdescaves.com.br/hubfs/blog/3-dicas-de-vinho.jpg)

# 3 dicas de vinho com Michel-Jack Chasseuil

Por Rafaela Vidigal em 14/abr/2021 10:00:00

**Michel-Jack Chasseuil.** Se você ama boas dicas de vinho, guarde bem esse nome porque é impossível mergulhar no universo do vinho sem ouvir falar desse francês que é [um dos maiores colecionadores da bebida do planeta](https://blog.artdescaves.com.br/maiores-colecionadores-de-vinho-mundo). 

Para você ter uma ideia, a adega de Chasseuil que fica em sua cidade natal, em La Chapelle-Batôn, no centro-oeste da França, tem** mais de 40 mil rótulos e**, entre eles, **verdadeiras jóias**. 

São [garrafas de vinho que todo colecionador gostaria de ter](https://blog.artdescaves.com.br/garrafas-de-vinho-que-todo-colecionador-quer-ter)!

Eu, honestamente, acho que não tenho maturidade para entrar em uma adega dessas... rs.

Na coleção particular de Chasseuil, encontram-se rótulos raros de diversas regiões do planeta como o Porto Noval National (1931), o ucraniano Massanda Collection Madeira No 83 (1915), um Jerez de la Frontera da Cava Nelson (1805) e um Vinho de Zucco da vinícola Duc d’Aumale, da Sicília, datado de 1865. 

Em diversas entrevistas dadas ao longo da vida, o colecionador não disfarça o **orgulho de ser o dono de rótulos que só podem ser encontrados em sua adega.**

[![Download eBook](https://no-cache.hubspot.com/cta/default/487424/1b8dbade-9312-4e48-9866-48d7434c9444.png)](https://cta-redirect.hubspot.com/cta/redirect/487424/1b8dbade-9312-4e48-9866-48d7434c9444)

Chasseuil começou cedo a colecionar vinhos,** aos 30 anos já tinha mil rótulos** e nunca mais parou de estudar, garimpar e aumentar a coleção. 

Dei uma conferida em algumas entrevistas que ele deu nos últimos tempos e **extraí algumas **[**dicas desse colecionador fantástico**](https://blog.artdescaves.com.br/dicas-colecionadores-vinho-parte-2)** que servem até mesmo para quem está **[**começando uma coleção de vinhos**](https://blog.artdescaves.com.br/colecao-de-vinhos)**. **

Dá para nós, enófilos, aprendermos algumas coisas com esse francês que mais do que referência, é pura inspiração. 

Vem ver!

## Amor ao vinho em primeiro lugar

O colecionador recusou uma **oferta milionária** de investidores chineses pela sua adega. Para ele, a coleção não é apenas questão de** recorde histórico, **mas é um trabalho artístico, resultado de uma vida dedicada a esses garimpos. 

Eu que circulo entre muitos amantes de vinho fervorosos, posso dizer que entendo esse sentimento. Para um colecionador apaixonado, não tem dinheiro no mundo que pague a satisfação de localizar uma preciosidade e arrematá-la para a adega. 

**É mais do que ter uma garrafa de bebida, é como ter um pedaço da história de uma vinícola, de uma região. **Há um valor simbólico inestimável quando falamos de raridades.

## É preciso proteger sua coleção

Em 2014, Chasseuil sofreu uma tentativa de assalto à mão armada**.** Depois disso, ele reforçou a** segurança, dobrou os cuidados **e passou a guardar a chave em um cofre no banco, pegando-a uma vez por mês para checar o estoque e armazenar novos rótulos adquiridos. 

Ele entende que possui **verdadeiros tesouros e que é preciso protegê-los**. Quem costuma adquirir algumas preciosidades para a adega, sabe que é importante mantê-las em segurança. 

Pensando nisso, inclusive, alguns [modelos de adegas Art des Caves](https://loja.artdescaves.com.br/) contam com** travas e alarmes**.

## Os melhores rótulos ficam para ocasiões especiais

Foi em 2015 que Chasseuil e sua amiga artista e amante de vinhos, Yoko Grandsagne, ofereceram um jantar em Tóquio, que ficou conhecido como o jantar de vinho do século. 

Na ocasião, foram vendidos 12 ingressos que partiram do valor de 10 mil euros e vinhos raros da coleção de Chasseuil foram servidos. Imagina a satisfação desses sortudos!? Uma noite memorável, com certeza! 

E o que isso tem a ver com a gente? A lembrança de que **ocasiões especiais, merecem rótulos especiais**. 

Mas aqui vale ponderar: **não seja mesquinho com seus rótulos**. Afinal, você precisa eventualmente desfrutar desta bebida dos deuses. Aproveite as oportunidades especiais para isso!

Se for abrir uma das raridades que você arrematou para a sua adega, certifique-se de o momento e as companhias estão à altura para apreciar essa preciosidade.

## Aproveite!

Bom, não importa se você está dando os primeiros passos nesse mundo e [escolhendo os primeiros rótulos para a sua adega](https://blog.artdescaves.com.br/vinhos-para-adega). 

**Chasseuil** é uma figura inspiradora e contagia com sua paixão genuína. Vale a pena seguir as dicas de vinho que vêm desse colecionador. 

Todas essas que selecionei me parecem bem factíveis e dá para a gente praticar mesmo que ainda estejamos bem longe das 40 mil garrafas raras, infelizmente!

![](https://blog.artdescaves.com.br/hubfs/ADC-Perfil-Rafaela-v1-201811.png)

#### Escrito por [Rafaela Vidigal](https://blog.artdescaves.com.br/author/rafaela-vidigal)

Rafaela Vidigal, formada em administração, integra desde 2007 a equipe da Art des Caves. Atualmente vem descobrindo os encantos do marketing. Adora cantar no carro ­(mesmo cantando muito mal), ama comer, beber bons vinhos e dar boas risadas. Acredita que toda garrafa vazia está cheia de boas histórias!

Compartilhe com os amigos:

[![Share on Facebook](https://cdn2.hubspot.net/hubfs/522195/SphereOne/SVGLogoNew/icon-fb.svg)](http://www.facebook.com/share.php?u=https%3A%2F%2Fblog.artdescaves.com.br%2Fdicas-de-vinho%3Futm_medium%3Dsocial%26utm_source%3Dfacebook) [![Share on LinkedIn](https://cdn2.hubspot.net/hubfs/522195/SphereOne/SVGLogoNew/icon-linkedin.svg)](http://www.linkedin.com/shareArticle?mini=true&url=https%3A%2F%2Fblog.artdescaves.com.br%2Fdicas-de-vinho%3Futm_medium%3Dsocial%26utm_source%3Dlinkedin) [![Share on Twitter](https://cdn2.hubspot.net/hubfs/522195/SphereOne/SVGLogoNew/icon-twitter.svg)](https://twitter.com/intent/tweet?original_referer=https%3A%2F%2Fblog.artdescaves.com.br%2Fdicas-de-vinho%3Futm_medium%3Dsocial%26utm_source%3Dtwitter&url=https%3A%2F%2Fblog.artdescaves.com.br%2Fdicas-de-vinho%3Futm_medium%3Dsocial%26utm_source%3Dtwitter&source=tweetbutton&text=3%20dicas%20de%20vinho%20com%20Michel-Jack%20Chasseuil) [![Share on Pinterest](https://cdn2.hubspot.net/hubfs/522195/SphereOne/SVGLogoNew/icon-pinterest.svg)](http://pinterest.com/pin/create/button/?url=https%3A%2F%2Fblog.artdescaves.com.br%2Fdicas-de-vinho%3Futm_medium%3Dsocial%26utm_source%3Dpinterest&media=https%3A%2F%2Fcdn2.hubspot.net%2Fhubfs%2F522195%2FSphereOne%2FSVGLogoNew%2Ficon-pinterest.svg) [![Share on Email](https://cdn2.hubspot.net/hubfs/522195/SphereOne/SVGLogoNew/icon-mail.svg)](mailto:?subject=Check%20out%20https%3A%2F%2Fblog.artdescaves.com.br%2Fdicas-de-vinho%3Futm_medium%3Dsocial%26utm_source%3Demail%20&body=Check%20out%20https%3A%2F%2Fblog.artdescaves.com.br%2Fdicas-de-vinho%3Futm_medium%3Dsocial%26utm_source%3Demail)

##### Comentários:

0

### Categorias

- [Vinhos (182)](https://blog.artdescaves.com.br/topic/vinhos)
- [Adegas (129)](https://blog.artdescaves.com.br/topic/adegas)
- [Curiosidades (97)](https://blog.artdescaves.com.br/topic/curiosidades)
- [Harmonização e receitas (33)](https://blog.artdescaves.com.br/topic/harmonização-e-receitas)
- [Balcões Refrigerados (7)](https://blog.artdescaves.com.br/topic/balcões-refrigerados)
- [Cervejas (3)](https://blog.artdescaves.com.br/topic/cervejas)
- [Art des Caves (2)](https://blog.artdescaves.com.br/topic/art-des-caves)

[Ver todas](https://blog.artdescaves.com.br/dicas-de-vinho#)

### Receba nossas notícias!

Preencha os campos abaixo para se cadastrar em nosso blog.

[![Banner 2](https://no-cache.hubspot.com/cta/default/487424/78825ce0-896b-4594-85f5-41541c1bafde.png)](https://cta-redirect.hubspot.com/cta/redirect/487424/78825ce0-896b-4594-85f5-41541c1bafde)

© 2019 Art des Caves | Todos os direitos reservados. Inbound Marketing by [NA5](https://www.na5.com.br/)

```json
{
  "@context" : "https://schema.org",
  "@type" : "BlogPosting",
  "author" : {
    "@type" : "Person",
    "name" : "Rafaela Vidigal",
    "url" : "https://blog.artdescaves.com.br/author/rafaela-vidigal"
  },
  "dateModified" : "2021-06-10T20:06:26.536Z",
  "datePublished" : "2021-04-14T13:00:00.000Z",
  "headline" : "3 dicas de vinho com Michel-Jack Chasseuil",
  "image" : [ "https://blog.artdescaves.com.br/hubfs/blog/3-dicas-de-vinho.jpg" ],
  "mainEntityOfPage" : {
    "@id" : "https://blog.artdescaves.com.br/dicas-de-vinho",
    "@type" : "WebPage"
  },
  "publisher" : {
    "@type" : "Organization",
    "logo" : {
      "@type" : "ImageObject",
      "url" : "https://blog.artdescaves.com.br/hubfs/art-des-caves-logo-2021.png"
    },
    "name" : "Art des Caves"
  }
}
```