Imagino que você se familiariza com a seguinte situação: você garimpou um rótulo especial e espera abri-lo para degustação em uma ocasião à altura. Como garantir que, na hora de servir, você poderá apreciar esse vinho que tem em mãos em toda a sua essência? O segredo é saber como armazenar vinhos em casa, porque um verdadeiro enófilo sabe que deixar a garrafa em qualquer lugar e de qualquer jeito está fora de cogitação. Afinal, pode arruinar toda experiência...
Mas, o que fazer para evitar esse tipo de frustração?
Separei algumas dicas de expert, para que a partir de hoje, todas as degustações que você fizer sejam memoráveis.
Com certeza a geladeira é o primeiro espaço que nos vem à cabeça quando sabemos que precisamos preservar uma garrafa de vinho.
Isso ocorre de forma intuitiva, primeiramente, porque é um eletrodoméstico com a função primordial de conservar alimentos.
E também temos na memória a sensação deliciosa de apreciar uma taça de vinho gelado e achamos natural que a geladeira seja um caminho assertivo.
Sinto dizer que não é. Na verdade, está longe.
Se pensarmos bem, a geladeira não é um ambiente de temperatura estável, o que é indispensável para a conservação dos vinhos. Já pensou em quantas vezes a porta da geladeira é aberta por dia? E na variedade de alimentos guardados? Molhos, temperos, sobremesas… uma festa de odores que podem ter algum impacto na bebida. O melhor é evitar!
Se você ainda não está plenamente convencido, sugiro a leitura desse post sobre por que não é uma boa ideia armazenar vinhos na geladeira.
Você já entendeu que não dá para guardar na geladeira, mas, onde então?
Há vários vilões (é assim que chamamos os fatores físico-químicos que prejudicam a bebida de alguma forma) que destroem a experiência de degustação de vinho.
A iluminação é um deles. Então, o ideal é que você busque um lugar completamente protegido de luz, pois a luz aumenta a temperatura do vinho e altera seu sabor.
Mesmo que tenha encontrado um espaço escuro com proteção contra a luz, um espaço na sua dispensa, por exemplo, certifique-se de que seja um ambiente estável.
Prateleiras bambas e espaços sujeitos a vibrações colocam as suas preciosidades em contato com outro vilão do vinho: a vibração.
Ela impede a sedimentação do vinho no fundo da garrafa e torna a bebida mais adocicada e menos aromática.
Bom, falamos de temperatura, iluminação, vibração, mas ainda tem um mau vilão do qual você precisa proteger os seus vinhos: a umidade.
Quando muito baixa, a umidade pode secar as rolhas, o que leva à oxigenação dos vinhos e alteração de aroma e sabor.
Idealmente, o ambiente de armazenamento de vinhos deve ter um percentual de umidade entre 65% e 75%.
Chegamos a um dos pontos mais polêmicos sobre a conservação de vinhos, pois, aqui, alguns especialistas divergem de opinião.
Em todo caso, recomendamos que as mantenha na horizontal, pois dessa forma a rolha fica sempre em contato com o vinho, mantém-se hidratada e inibe a entrada de oxigênio na garrafa, o que alteraria cor, sabor e aroma da bebida.
É muito complicado encontrar um lugar em casa que atenda a todos esses requisitos acima, não é mesmo?
Se você é um verdadeiro apreciador da bebida e sente que a sua coleção aumenta dia após dia, a alternativa ideal é investir em uma adega com compressor.
Você pode ficar em tranquilidade total porque esse tipo de adega oferece controle sobre a temperatura de armazenamento (entre 14ºC e 17ºC) e a umidade, que fica em torno de 70% independentemente das condições externas.
A Art des Caves tem adegas com compressor Full Motion, conhecido como compressor inteligente que, além de assegurar o controle de temperatura e umidade, ainda garante economia de 30% dos gastos energéticos.
As adegas também contam com o Sistema Antivibração, que impede a ação da vibração sobre os vinhos.
Com nossa expertise e tradição em desenvolvimento das adegas melhores adegas do país, buscamos sempre o melhor da tecnologia.
Nossas adegas também são fabricadas com portas em vidro Low-e, que utiliza vidros duplos com a inserção de gás argônio entre as duas faces para impedir as ações dos raios UV. Além disso, utilizamos luzes de LED para iluminar sem a dissipação de calor, permitindo que os rótulos armazenados sejam sempre vistos.
Assim, nossos clientes podem ter uma experiência sensorial e visual completa que não atrapalhe a degustação.
Aqui na Art des Caves temos vários modelos de adega com compressor e sabemos que muitos clientes têm dificuldades em escolher o modelo ideal.
Veja umas dicas rápidas:
Aqui vão algumas ideias com base nos modelos da Art des Caves:
Para quem possui uma coleção pequena de vinhos, nossas adegas Sommelier 40, Sophistiqué 40 e Petit 38 são boas apostas. Elas oferecem o melhor de tecnologia em um espaço compacto e prático.
Para colecionadores que têm uma coleção já volumosa, a pedida é nossas adegas Basique 200, Sophistiqué 200 e Sommelier 200.
E, claro, para quem busca o que há de mais moderno e sofisticado no mercado de adegas do Brasil, com certeza recomendamos a Sommelier 230.
Se você é daquelas pessoas que gostam de diferentes categorias de vinhos e sua coleção é diversa, minha sugestão é investir em uma adega com compressor que possui diferentes áreas de temperaturas de armazenamento.
Esses modelos, conhecidos como Adegas Dual Zone, mantêm seus vinhos, sejam eles tintos, brancos ou espumantes, na temperatura ideal para servir.
Os nossos modelos Sommelier 150 e Sommelier Dual (90 & 200) possibilitam que você armazene rótulos em dois compartimentos independentes que possuem seu próprio controle de temperatura, para que os seus diferentes tipos de vinho possam ser guardados já na temperatura ideal de serviço.
E, para quem quer ir além, oferecemos as modelos Sommelier 140 e Sommelier 230 que possuem três compartimentos independentes de armazenamento de vinhos.
É para dizer adeus aos baldes de gelo, para agora servir seus rótulos favoritos com o verdadeiro glamour.
Incrível, não?
Mesmo que você não termine a garrafa de uma vez, você precisa aproveitar os seus garimpos até a última gota.
Aqui, a primeira dica é: se não pretende consumir o rótulo por completo, retorne a rolha para a garrafa e guarde-a imediatamente. Evite ao máximo que a bebida fique em contato com o oxigênio para manter suas características por mais tempo. Para saber sobre onde e por quanto tempo você deve guardar um vinho aberto, clique aqui.
Em segundo lugar, na hora do armazenamento, opte por temperaturas mais baixas para garantir a manutenção de parte do sabor e do aroma da bebida.
Uma dica valiosa é a utilização das rolhas à vácuo.
Elas são indicadas para fechar garrafas que não foram totalmente consumidas, além de servirem também para remover o volume máximo de oxigênio e preservar sua bebida.
Gostou das dicas de como conservar vinhos em casa?
Já está de olho nas nossas adegas Top of Mind com compressor?
Se tiver dúvidas já sabe, me chame aqui. E se tiver outras dicas, deixe nos comentários também. Vou adorar saber!