Por Rafaela Vidigal em 12/jul/2018 10:00:00
Qualquer bom apreciador de vinho sabe que o segredo para uma boa degustação é a temperatura do rótulo e o armazenamento correto. E só uma adega com compressor pode garantir um bom resultado. Isso porque o ambiente ideal para manter suas garrafas deve ter pouca ou nenhuma luz e temperatura entre 14º e 17ºC, para vinhos tintos, por exemplo.
Ao contrário da geladeira, que não tem constância na temperatura, as adegas climatizadas são grandes aliadas na conservação dos vinhos, seus aromas e sabores, ao proteger as garrafas, ainda, de oscilações de temperatura e trepidações. Existem, atualmente, dois tipos de adegas disponíveis no mercado: a termoelétrica e a adega com compressor.
Por que adegas com compressor são a melhor opção?
Adegas com compressor são indicadas para quem mora em lugares com temperaturas mais elevadas, como o Brasil. Este tipo de adega funciona com um motor similar ao de um refrigerador, com menor tamanho e potência e, por essa razão, a temperatura interna se mantém estável, independentemente do calor que faz do lado de fora.
Por outro lado, as adegas termoelétricas funcionam com um sistema que absorve o calor interno por meio de uma placa de cerâmica e depois o expele, fazendo com que a temperatura se mantenha de 10 a 12ºC. Portanto, este modelo de adegas não consegue manter a temperatura estável em ambientes mais quentes.
Algumas das vantagens da adega com compressor é que ela tem baixa manutenção e alta durabilidade. Também é recomendada para quem deseja armazenar muitas garrafas, uma vez que opera com gás refrigerante R 134A bombeado dentro do compressor. O gás passa pelo condensador, que expele o calor do gás para o ambiente, mantendo a temperatura interna. Outra vantagem da adega com compressor é que ela tem fabricação no Brasil, diferentemente da adega termoelétrica.
Art des Caves, Top of Mind em adegas no Brasil
Os modelos de adegas da Art des Caves possuem um compressor que permite definir a temperatura precisa do interior do equipamento. Controlada constantemente pelo compressor, independentemente do clima do lado de fora, alguns modelos de adegas ainda permitem o controle de temperaturas em diferentes compartimentos da adega.
A Sommelier 140, por exemplo, possui 3 compartimentos que podem manter diferentes temperaturas, tornando-a ideal para guardar vinhos tintos - que requerem uma temperatura entre 14°C e 17ºC - ao mesmo tempo em que armazena espumantes - que precisam ser mantidos entre 4ºC e 7ºC - e vinhos brancos - que devem ser armazenados em temperaturas entre 9ºC e 12ºC.
Além de uma ótima opção para quem quer armazenar diferentes tipos de vinho, a Sommelier 140 ainda se destaca por seu design clean e refinado que harmoniza perfeitamente com ambientes sofisticados.
Nossas adegas ainda possuem vidros com tecnologia Low-e, que impedem a ação dos raios UV, oferecendo ainda mais controle sobre a temperatura interna e segurança para os rótulos armazenados.
A sua adega é com compressor ou termoelétrica? Conte para a gente!
Comentários: