Por Rafaela Vidigal em 9/mar/2022 8:15:00
Para a felicidade dos amantes de vinho, a adega climatizada é um equipamento que pode ser instalado em diversos ambientes de uma casa. Com tantos modelos e opções de tamanhos e acabamentos, não existe mais um cômodo óbvio para o enófilo guardar sua coleção. Mas, tem muito colecionador que escolhe o clássico dos clássicos: uma bela adega na cozinha.
Por que ter uma adega na cozinha?
Antes de mais nada, a cozinha é o local dentro da casa destinado ao armazenamento de alimentos e bebidas. Portanto, a praticidade é um aspecto importante. Vale observar que muitos apaixonados por vinho são também fãs da boa gastronomia, alguns ainda gostam de cozinhar e investem na decoração desse ambiente, de forma a deixá-lo confortável e acolhedor para receber amigos. É conveniente ter tudo por perto e servir umas taças de vinho enquanto o prato é preparado e, depois, escolher o rótulo perfeito para harmonizar com a refeição.
Outro ponto importante é que alguns tipos de vinho, como brancos, espumantes e rosés, devem (quando a adega não está configurada para sua temperatura de serviço) ficar um tempo em balde de gelo para esfriar até atingir a temperatura certa, aquela em que a bebida pode ser apreciada em sua plenitude. Como o gelo fica no freezer, que geralmente está na cozinha, há, de novo, o lado prático de ter todos os itens próximos uns dos outros para facilitar as tarefas.
Quando o assunto é adega integrada ao décor, assim como em outros ambientes da casa, dá para abusar da criatividade e criar soluções de muito bom gosto, seja com adega pequena ou com adega planejada.
Pontos de atenção com a adega na cozinha
Ao optar pela cozinha como local de instalação da adega, o enófilo deve manter-se atento a alguns possíveis inconvenientes. O primeiro é o fato que a cozinha é o ambiente com maior variação de temperatura da casa e, sabemos, que instabilidades de temperatura são prejudiciais ao vinho, podendo alterar as características da bebida e atrapalhar a plena evolução dos rótulos que precisam envelhecer. Vale lembrar que proteger os rótulos dos chamados vilões do vinho – temperatura, iluminação, luz e vibração – é o principal motivo para se ter uma adega climatizada.
Outro inconveniente é que, se a cozinha não for projetada para funcionar como extensão da área social da casa, a coleção ficará menos exposta e será mais difícil mostrar seus garimpos para os amigos e familiares.
Quer saber mais sobre adegas e vinhos? Continue acompanhando a Art des Caves 🥂
Comentários: