Por Bruno Hermenegildo em 9/dez/2015 9:00:00
Com o Natal se aproximando, muitas pessoas ainda não decidiram o que comprar para presentear seus parentes, amigos ou colegas. Uma dica para não errar é apostar nos vinhos, afinal, esta é uma bebida alcoólica sofisticada, saborosa e ainda combina perfeitamente com a ocasião. Além disso, o vinho realça os sabores de uma boa comida, e o sortudo já pode desfrutar o presente na própria ceia de Natal.
Vale ressaltar que o vinho, além de ser uma excelente bebida para aproximar as pessoas é um ótimo aliado à saúde. Se consumido moderadamente (é recomendável ingerir uma taça de vinho por dia), a tendência é aumentar a qualidade de vida.
No momento em que você for escolher o vinho para presentear, uma dica é optar por um bom rótulo, desta maneira, você impressionará ainda mais. Existem diversos tipos de vinhos entre espumante, tinto ou branco. O ideal é analisar o gosto da pessoa e procurar o vinho adequado, ou seja, vai de acordo com a preferência de cada um.
Diferenças de vinho tinto, branco e espumante
O vinho tinto é um dos mais consumidos pelas pessoas e o mais produzido no mundo. Sua cor escura vem dos pigmentos localizados na casca de uvas tintas. A tonalidade muda de acordo com o tipo de fruto e da maturidade da uva.
Já o vinho branco é, geralmente, produzido a partir de uvas brancas, mas também pode ser fabricado utilizando a polpa das uvas pretas e sempre dispensa a casca durante o procedimento.
Por fim, o vinho espumante é visivelmente gaseificado, lembrando champanhe. Ele sofre duas fermentações naturais; o que faz obter mais espuma. Lembre-se: todo espumante deve ser tomado extremamente gelado devido à alta acidez e ao gás carbônico na composição.
Os vinhos recomendáveis para esta data especial
Existem infinitos rótulos de vinho e, para facilitar sua vida, na hora de comprar esse valioso presente, selecionamos alguns dos vinhos mais indicados para presentear nesta ocasião, com diversos sabores e preços para você escolher.
A Malco possui diversos vinhos irresistíveis e todos são originários do Chile (região famosa pelos vinhos incríveis). O vinho Malco Icono Cabernet Sauvignon é originário do Chile, e do tipo tinto. Sua cor é um vermelho rubi intenso, com alguns reflexos violeta. Em sua composição existe uma variação de aromas de frutas negras maduras, como cassis e ameixas, e você sente um toque de menta com leve gosto de tostados doces, lembrando baunilha, caramelo e chocolate amargo. Quando degustado, é possível sentir alta qualidade e acidez, com frescor e vivacidade.
Já o Malco Sauvignon Blanc é um delicioso vinho branco. A uva branca usada em sua composição é famosa por ter um sabor incrível, bastante rica e exuberante. É uma bebida aromática e fresca. Esta uva é conhecida por ser originária da França, mesmo sendo, o vinho, uma bebida chilena.
O Pinna Fidelis Verdelho é do tipo branco e originário da Espanha. Para quem precisa economizar, ele é ideal, pois além de ótima qualidade, é um dos melhores custo-benefício da região. Sua cor é bastante intensa, tem um tom quase negro e ele deslumbra nos aromas de morangos, framboesas e com suaves notas balsâmicas e tostadas. É um vinho doce e fácil de conquistar a maioria dos paladares, principalmente para quem acaba de mergulhar no universo dos vinhos.
O Casa Valduga Gran Reserva Brut é um espumante nacional. Sua coloração possui reflexos dourados. Composto das uvas Chardonnay e Pinot Noir, possui um aroma com diversas especiarias delicadas, lembrando amêndoas, flores secas, frutas exóticas e maduras. O vinho acompanha perfeitamente canapés finos, massas, peixes, camarão, truta, mariscos, lagosta ostras e variadas carnes brancas.
O Moet Chandon Brut Imperia também é um espumante e originário da França. Sua pigmentação é amarelada com tons dourados. O vinho possui uma espuma intensa. Você provavelmente se encantará com os aromas irresistíveis de abacaxi, manga, ameixa amarela e damasco, com nuances de canela e baunilha. É uma bebida elegante, cremosa e fresca. No gostinho final, o vinho surpreende, lembrando grapefruit. As uvas utilizadas na composição são Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier. Essa bebida frutada é ideal para degustar juntamente com peixes e crustáceos, carnes de aves, queijos cremosos e macios.
Qual vinho te chamou mais atenção? Você já sabe qual escolher para presentear neste Natal? Nos conte nos comentários!
Comentários: