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Linha Sommelier

Descubra como vender mais vinhos em restaurantes com 5 dicas infalíveis

Você montou a carta dos sonhos para harmonizar perfeitamente com as especialidades da casa, escolheu a adega climatizada ideal para o seu estabelecimento, treinou equipe e agora é hora de colher os frutos e proporcionar experiências incríveis aos clientes! Mas, então surge a dúvida: como vender mais vinhos no restaurante? 

Separamos algumas dicas infalíveis que você pode colocar em prática e conseguir vender mais vinhos em seu restaurante. Vem dar uma olhada!

Aliás, sugiro também que você dê uma olhada nesses conteúdos que têm tudo a ver com o tema de hoje:

Food Experience, uma solução para aumentar as vendas nos restaurantes

5 dicas para criar uma carta de vinhos para o seu restaurante

6 dicas para agradar aos clientes do seu restaurante

Apresente opções com diferentes faixas de preços

Uma boa opção para que o cliente se flexibilize em pedir vinho é que o sommelier apresente opções em diferentes faixas de preço que funcionem bem como entrada, harmonizem perfeitamente com o prato que ele vai escolher ou até acompanhem ou substituam a sobremesa. Assim, ele pode apreciar um bom vinho e o custo da bebida não irá intimidá-lo.

Outra boa ideia é disponibilizar a bebida em frações como taças ou meia-taças. Assim, o cliente pode escolher de acordo com o que está interessado em beber e de repente, pode até experimentar mais de um vinho da carta.

Conte mais sobre a história dos vinhos

É muito importante que sua equipe de atendimento conheça detalhadamente os vinhos da carta, sabendo de detalhes como sua origem, história da vinícola, tipo de uva, safra, eventuais prêmios que a bebida tenha ganhado. Muitas vezes, o cliente pode ficar tão encantado com esses detalhes, que pode acabar querendo experimentar a bebida, mesmo se a intenção ao entrar no restaurante era só degustar os pratos da casa. Bom demais, né?

Para que seu staff conheça bem os vinhos da carta, é fundamental que você faça sessões de degustação. Quanto melhor sua equipe conhecer os rótulos, mais verossímeis e convincentes ela será na hora de ofertá-los aos clientes. Uma história (verdadeira) e bem contada fará toda a diferença no seu restaurante!

Mantenha sua carta sempre atualizada

Uma situação muito desagradável é quando o cliente já chega entusiasmado para escolher uma garrafa de vinho e o restaurante não tem mais o rótulo escolhido. Ninguém merece, né? Então fique atento ao estoque e evite dissabores como esse, garantindo a carta de vinhos apresentada aos clientes sempre atualizada.

Faça sugestões personalizadas

Se você tem um cliente que vai a seu restaurante com regularidade e costuma pedir vinhos, nada melhor do que entender suas preferências e fazer sugestões personalizadas, para uma relação de intimidade ainda maior com os frequentadores fiéis da casa. Isso faz toda a diferença para a experiência gastronômica que ele tem no seu estabelecimento, acredite!

Garimpe os rótulos raros

Ter na carta rótulos raros é um dos caminhos mais interessantes para estimular no cliente a vontade de pedir vinho junto com a comida. Principalmente se for um enófilo, ele saberá que não encontrará essas preciosidades que você tem na sua adega em qualquer lugar, e vai ser praticamente uma proposta imperdível para ele!

Ao entender como vender vinhos em restaurantes e apostar na variedade da sua carta, você pode fazer com que seu estabelecimento se torne o destino certo dos clientes mais exigentes que adoram aliar boa gastronomia à degustação de excelentes rótulos

Não canso de falar que quem ama vinhos costuma ser um grande apreciador de outras coisas deliciosas da vida e poucas coisas na vida são tão prazerosas quanto comer e beber bem, não é mesmo? Espero muito sucesso com a venda dos vinhos em seu restaurante e, se quiser compartilhar ideias ou pedir sugestões, vou adorar ajudar. Deixe tudo aqui para mim nos comentários!

 

Escrito por Rafaela Vidigal

Rafaela Vidigal, formada em administração, integra desde 2007 a equipe da Art des Caves. Atualmente vem descobrindo os encantos do marketing. Adora cantar no carro ­(mesmo cantando muito mal), ama comer, beber bons vinhos e dar boas risadas. Acredita que toda garrafa vazia está cheia de boas histórias!

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