Por Rafaela Vidigal em 24/set/2015 9:00:00
Você pode ter um dos melhores chefs de cozinha da cidade ao seu lado, mas o seu restaurante precisa de muito mais do que isso para agradar os clientes. Desde o ambiente até a louça utilizada, passando pelo atendimento dos garçons, todos os detalhes são decisivos para que os seus clientes voltem ao seu estabelecimento e, melhor ainda, o recomendem para os seus amigos.
Estamos aqui para te ajudar a alavancar o seu negócio e melhorar cada um desses aspectos! Veja algumas dicas e esteja pronto para agradar os clientes!
1. Receba os clientes na porta
Além dos garçons servindo as mesas, você pode já conquistar o cliente assim que ele entrar em seu restaurante, dando as boas-vindas. Isso pode ser feito pelo próprio dono, criando um ambiente mais informal, ou por um recepcionista, que tenha a função de levar os convidados à mesa e mostrar-lhes o cardápio.
2. Fila de espera
Se a experiência dos seus clientes começa desde a sua chegada no restaurante, é também importante pensar na fila de espera. A chance dessas pessoas desistirem e partirem para uma segunda opção é muito grande, por isso, procure já dar algumas opções de aperitivos e bebidas para que peçam durante a espera. Ter sofás, poltronas, mesas pequenas e balcões também deixa esse momento mais confortável, tanto para você quanto para o cliente.
3. Pense na decoração
Qual é o tom do seu restaurante? A decoração do espaço diz muito sobre o lugar e deve combinar com o cardápio. Se é uma cantina, se serve comidas típicas de uma região ou se é mais sofisticado, todos os móveis, luzes e acessórios devem passar essa mensagem. Ainda mais no tempo das redes sociais: um ambiente bonito e com personalidade pode ser a chave da sua divulgação!
4. Os funcionários também são parte
O uniforme e até a postura dos garçons e do caixa devem combinar com a personalidade de seu restaurante. Além da roupa, dê treinamentos para que eles saibam qual o serviço que você pretende oferecer. Ensinamentos sobre a cultura e a culinária da região, caso você tenha um restaurante típico, sobre os ingredientes utilizados, caso você trabalhe com orgânicos, ou sobre etiqueta, nos casos de situações mais formais, podem mostrar para o cliente que a sua equipe é bem preparada. Lembre-se que eles são os porta-vozes do seu empreendimento.
5. Ouça o cliente
Você já deve ter ouvido que o cliente sempre tem razão. Mas mais do que concordar com ele no momento do atendimento, é importante anotar as reclamações e comentários mais recorrentes para que você possa desenhar planos de melhoria. Fazer pesquisas de satisfação periódicas também podem ser uma boa opção.
6. Mude a sua posição de acordo com o momento
Seja flexível e procure entender quem é seu público nos diversos momentos. Nos dias de semana no almoço, por exemplo, você pode ter opções de pratos executivos para quem trabalha na região, e aproveitar para oferecer pratos mais caros e sofisticados nos jantares. Datas comemorativas, como dia dos pais, merecem cardápios especiais.
cardápios especiais. Por fim, você pode pensar em sugestões para crianças, combinados para grupos, menus vegetarianos... a criatividade deve ficar livre para agradar os clientes!
Pronto para colocar nossas dicas em prática? Conte como foi a sua experiência nos comentários!
Comentários: