Expertise em Adegas e Vinhos | Blog Art des Caves

Saiba quais são os alimentos de difícil harmonização

Written by Bruno Hermenegildo | 30/jun/2016 12:00:00

Na hora de consumir vinhos é muito comum pensarmos qual prato seria ideal para acompanhá-lo. A harmonização é um momento importante para os amantes da bebida, pois é preciso combinar os sabores dos alimentos com as principais características do vinho. Desta maneira, é possível encontrar uma surpreendente e incrível união, além de proporcionar muito mais sabor para esse momento. Lembre-se: fazer a escolha errada pode levar a refeição inteira por água abaixo.

Dica: uma boa memória gustativa e olfativa é um dos segredos para conseguir fazer a harmonização. Não se esqueça de que prática é tudo, e só dessa forma você conseguirá realizar essas deliciosas combinações com facilidade.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar que molho de tomate combina com vinhos tintos leves com boa acidez ou que os vinhos brancos mais encorpados combinam mais com queijos, não é? Entretanto, existem muitos alimentos que são mais complicados para harmonizar com vinhos. Para te ajudar a evitar o erro na hora da refeição, selecionamos alguns pratos difíceis de combinar para você ficar atento e descobrir qual a melhor maneira de harmonizá-los. Confira!

Peixes defumados

Eles são bem complicados de combinar, já que o sabor costuma ser bem forte. Uma dica é harmonizar com vinhos brancos amadeirados e glicerinados.

Ovos

Essa missão de harmonizar ovos com vinho não é tão fácil, porém, é possível tentar com os tintos mais leves, como os Borgonha genéricos ou os brancos praticamente neutros da uva Riesling.

Vinagrete e picles

Geralmente esses alimentos têm acompanhamentos, por isso, pode facilitar um pouco mais a harmonização. É indicado utilizar os vinhos brancos leves e ácidos. Não abra vinhos mais caros nessa ocasião.

Aspargo

Com uma textura mais fibrosa e sabor amendoado ele fica mais difícil para ser harmonizado. Uma boa estratégia é coloca-lo em algum alimento cremoso. Dica: fuja dos tintos e brancos fortes, opte para os brancos ácidos e leves.

Sorvetes

Ao tomar sorvete, muitas vezes perdemos as papilas gustativas e isso neutraliza o sabor, por isso, é preciso tomar cuidado ao tentar harmonizar. Você pode tentar com os vinhos com colheita tardia. Ah, e não se esqueça de servir gelado para não contrastar com o sorvete.

Alcachofras

Esse vegetal também dá trabalho na hora de harmonizar, pois costuma deixar os vinhos doces ou metalizados com seu sabor. Faça do mesmo modo que os aspargos, acompanhe com os brancos leves e ácidos.

Curry

Por ser um tempero exótico e picante, uma ótima opção para harmoniza-lo é o vinho branco bem aromático ou rosado.

Ostras

Com certeza uma excelente harmonização são os espumantes e champanhes: essa é uma combinação estimulante e elegante, perfeita para ocasiões especiais.

Frutas cítricas

Essa pode parecer uma harmonização praticamente impossível, mas uma ótima forma é servir com frisantes ou espumantes adocicados, pois eles irão destacar o real sabor das frutas.

Wasabi e Shoyo

Vinho e comida japonesa? Sim! Isso é possível! O mais indicado é optar pelos vinhos brancos, rosés e espumantes. Afinal, não é só o saquê que pode acompanhar essa incrível culinária.

Pimenta

A ardência da pimenta pode complicar a harmonização, mas não a impossibilita. Uma boa saída é escolher os vinhos ácidos ou lácteos para equilibrar o sabor. Experimente!

Saladas temperadas e folhas verdes

Uma boa opção é escolher um vinho branco com profunda acidez, ou seja, os que tenham a uva Sauvignon Blanc.

Dendê

O vinho ideal para acompanhá-lo seria com boa acidez, intenso em aromas e frutado. Dica: a acidez da uva Sauvignon Blanc irá equilibrar a gordura do dendê. Que tal tentar?

Alimentos com algum amargor

O feijão preto, a feijoada e o chocolate também são mais complicados, mas com a escolha certa pode ficar uma harmonização inesquecível. Você pode experimentar com o vinho tinto seco! Algumas uvas que podem ajudar nessa hora são: Tannat, Carbenet Sauvignon, Carbenet Franc e Syrah.

Além das nossas dicas, você pode tentar fazer combinações inusitadas: quem sabe algum gosto diferente te agrada mais, não é mesmo? Afinal, gosto não se discute!

Você tentou harmonizar alguns dos alimentos acima? Acha que já fez alguma combinação que não deu certo? Conte para nós! Não deixe de seguir nosso blog para ficar por dentro das próximas notícias!