Qual espaço da casa é o ideal para se fazer um projeto de adega?
Quando se trata de um cliente enófilo, não temos a menor dúvida: escolha o espaço mais movimentado da casa, para que tanto o bom gosto na seleção e garimpo de rótulos do dono seja apreciado, quanto estilo escolhido para a climatização.
Quanto mais essas preciosidades estiverem em evidência, melhor!
Cada vez mais, a adega climatizada sob medida é escolhida para ser vista, e planejada com esmero em cada detalhe.
Nesse post, trago essa obra-prima da arquiteta Débora Aguiar, que conta com a expertise da Art des Caves para a produção e desenvolvimento das adegas.
Vamos analisar cada detalhe minuciosamente?
A primeira informação é para fazer o coração de qualquer amante de vinho disparar: são 11 m² de adega climatizada, comportando até 577 rótulos, sendo 333 em garrafeiros individuais, 165 em diagonais, 50 em expositores e 29 em nichos individuais para garrafas Magnum.
Só com essas dimensões, o arquiteto já conquista o cliente apaixonado por vinhos que está investindo em nossa climatização de ambientes.
Em relação à funcionalidade da adega, outro cuidado muito importante: além de climatizar os vinhos tintos com estilo nesta casa que fica em Indaiatuba, São Paulo, o projeto da Débora ainda teve o cuidado de incluir duas adegas pequenas, dispostas especialmente para vinhos brancos e espumantes.
Isso é muito importante, já que, idealmente, essas bebidas devem ser conservadas em ambientes de temperaturas ligeiramente mais baixas para que possam ser servidas imediatamente e apreciadas em toda a sua essência.
O dono dessa adega amou a ideia: sim ou com certeza?
Tirando as dimensões e os aspectos mais funcionais da adega, uma série de escolhas de materiais e detalhes fazem toda a diferença para criar um ambiente completamente integrado e aconchegante, conectando o morador e suas visitas com o mundo dos vinhos de forma sublime.
Imagina que sonho um brinde em qualquer ponto dessa sala?
A transparência da divisória de vidro chama a atenção logo de cara e é, certamente, um dos fatores de sucesso para essa integração tão harmoniosa. Olhando o conjunto desse cômodo, conseguimos ter a noção exata de que essa aposta valoriza ainda mais a amplitude dos espaços e a disposição dos elementos internos.
Note também como a paleta de tons terrosos do décor clássico e elegante do living room serviu de base para as escolhas feitas no interior da adega, que ganhou tonalidades singelas.
A madeira freijó, selecionada para o projeto de marcenaria, deu um toque sofisticado e harmonioso, que contribui para a integração perfeita ao restante do ambiente.
Esse conjunto do living room e adega deu um ar totalmente intimista e aconchegante devido também às soluções que a arquiteta trouxe no projeto de iluminação especial, que conta com spots de LED, pois esse tipo de luz não traz riscos à integridade dos rótulos.
Tudo foi milimetricamente pensado e projetado para harmonizar beleza e funcionalidade ao projeto arquitetônico. O resultado é arrebatador!
Além desse belíssimo projeto, a Art des Caves tem no portfólio outros projetos de adegas sob medida que é pura inspiração: como a adega do Hotel Four Seasons Brasil, localizado na Chácara Santo Antônio, em São Paulo; a poderosa adega de 17 m² do Palácio Tangará, também em São Paulo, e um projeto de tirar o fôlego assinado pela arquiteta Ana Cristina P. Crespin Quitete e Leonardo Faria, que construíram uma verdadeira adega dos sonhos para um cliente.
A Art des Caves tem mais de 20 anos de experiência e tradição no desenvolvimento de adegas sob medida. Se você tem um projeto de adega e precisa de um parceiro com expertise é só entrar em contato. Vamos adorar fazer parte deste projeto!