Para aqueles que amam vinhos, às vezes escolher os melhores, não é uma tarefa fácil. Isso acontece porque existem diversos fatores que influenciam, como o tipo de vinho, preço, a região em que as uvas foram cultivadas, entre outros.
Porém, segundo a demanda de saída dos vinhos brasileiros, é possível ter uma noção daqueles que mais agradam o paladar nacional e o internacional.
É muito bom poder informar que não são somente os vinhos estrangeiros que fazem sucesso, já que o Brasil possui vinícolas de qualidade.
Tanto é que na 13º edição do Concurso Internacional de Vinhos e Licores Vinus, que aconteceu em agosto de 2016, na cidade de Mendoza, na Argentina, 45 vinhos de nossa nacionalidade foram selecionados em uma análise competitiva com vários países produtores.
O júri do evento contou com a análise de especialistas de vários países. Dois enólogos brasileiros participaram: Firmino Splendor, que é fundador e também ex-presidente da ABE – Associação Brasileira de Enologia, e Carlos Abarzúa, ex-presidente da mesma entidade.
Ao todo foi verificada a qualidade de 445 vinhos de 17 países, além de alguns licores. O nosso país ganhou várias medalhas. Confira!
Grandes Campeões
Essa medalha premia o grande vencedor de uma categoria específica (espumante, vinho tinto, vinho branco, etc.).
Medalha de Ouro Duplo
Essa vinícola situada no município de Muitos Capões em Rio Grande do Sul dispõe de vinhos com aromas complexos e elegantes, com uma produção mais artesanal, destacando sabores como cassis, ameixa, pimenta preta, entre outros. Seus rótulos podem ser degustados com perfeição, permitindo sentir taninos macios e uma acidez equilibrada em diversas garrafas.
Localizada em Garibaldi a 120 Km de Porto Alegre, essa vinícola está no coração da Serra Gaúcha. Os vinhos têm características e personalidades própria, em uma configuração dos melhores vinhos do Brasil, conseguindo, assim, acumular diversas premiações nacionais e internacionais. Seguindo a linha tecnológica francesa para produção, seus espumantes fazem muito sucesso.
Essa vinícola elabora seus champanhes ao modo francês, contendo na sua produção bastante tradição e elegância. Ela está situada na Serra Gaúcha, na cidade de Garibaldi.
A vinícola Perini está dividida entre dois municípios. Possui 12 hectares de vinhedos em Garibaldi e outros 80 hectares situados em Farroupilha. Suas videiras são europeias (com certificações).
Sediada em Garibaldi, às margens da BR 407 Km, essa vinícola importa vinhos e espumantes distribuindo os seus rótulos, para prazer dos enófilos. Contém diversos vinhos, desde os com notas de frutas, como morangos e ameixas secas, até especiarias como pimenta preta.
Ganhadora de vários prêmios, essa vinícola produz vinhos há mais de 70 anos, tendo como aliadas inovação e qualidade. O grupo investe em ações sociais e sustentabilidade através da transformação de todas as sobras das uvas em adubo para os animais ou para a terra.
Fundada há mais de 50 anos, essa vinícola é parte de uma empresa familiar que elabora vinhos, sucos, espumantes e coolers. Seus vinhos são capazes de estimular diferentes emoções a partir do olfato e do paladar. Além disso o grupo investe fortemente em tecnologia e inovação.
Gosto é gosto. E agora é sua vez de me contar qual o seu vinho brasileiro favorito e se ele está ou não nessa lista. Estou curioso para saber a sua preferência nacional.