Por Bruno Hermenegildo em 28/jul/2016 10:00:00
O inverno chegou e, junto com ele, a vontade de degustar deliciosos pratos quentes também. O friozinho sempre combinou com vinhos, não é mesmo? Sendo assim, nada melhor do que aprender a harmonizar essas incríveis especiarias com a bebida mais amada dessa estação. Quer saber as combinações perfeitas para essa época? Nós contamos para você!
Sopas
Com certeza, sopa é sinônimo de inverno. Afinal, um caldo bem quentinho é uma ótima maneira de esquentar os dias frios. Para fazer a combinação perfeita com esse prato, tudo depende dos ingredientes. Por exemplo: sopa de legumes harmoniza perfeitamente com vinhos brancos leves ou frisantes. Já uma sopa acompanhada de capeletti com frango pode ser degustada com uma taça de vinho tinto. Quer optar por um caldo verde? Saiba que ele combina com vinho branco.
Fondues
Sabemos que fondues são indispensáveis nessa estação. O melhor dessa opção é que você pode escolher entre os salgados ou doces. O de queijo harmoniza com vinhos brancos encorpados. No entanto, você também pode degustar com os tintos mais frutados e médio corpo. Vai experimentar com carne? O ideal é optar por vinhos tintos, que não sejam muito tânicos. Uma boa sugestão: optar por um Merlot, Pinot Noir ou um Cabernet Sauvignon.
Por fim, fondues de chocolate combinam com um bom vinho doce. Que tal experimentar um Porto Ferreira Ruby ou um vinho do Porto Quinta do Crasto Finest Reserve? Vale a pena!
Massas
As massas sempre são uma boa pedida nessa época. Como esse prato faz parte da culinária italiana, nada melhor do que harmonizar com um vinho da mesma nacionalidade. Deguste a massa com um bom Chianti ou um Barbera. Você vai ter a sensação de estar em um delicioso restaurante na Itália. Mangia che ti fa bene!
Feijoada
A comida típica brasileira não poderia ficar de fora dessa seleção. Muitas pessoas acreditam que a feijoada só combina com uma caipirinha ou a famosa cerveja gelada. No entanto, ela também combina com Tinto da Bairrada de Portugal ou um Barbera Piemontês. Experimentar essa harmonização dará um toque sofisticado ao seu prato.
Vaca atolada
Esse prato também é típico do Brasil e vem diretamente das terras mineiras. Para os amantes de uma boa carne, a vaca atolada é uma excelente opção nesse inverno. Seus principais ingredientes são costela bovina e mandioca. Desta maneira, os vinhos tintos e frescos, como os chilenos e italianos, são perfeitos para essa harmonização.
Puchero
Esse prato é bastante conhecido na Europa. Normalmente, ele é preparado com grão de bico, carne suína, feijão branco e batata. Sendo assim, o Puchero é ideal acompanhado de um vinho mais encorpado. Dica: dê preferência aos vinhos feitos com uvas Cabernet Sauvignon.
Polenta com ragu de cordeiro
A polenta também é um alimento típico da Itália. Ela pode ser feita de várias maneiras e, acompanhada, de um delicioso ragu fica uma combinação ideal. Quer saber a harmonização perfeita? Basta degustá-la com vinhos tintos encorpados com toques tostados de envelhecimento em madeira.
Confira a seguir algumas receitas versáteis e deliciosas para esse inverno:
Fondue de queijo
Ingredientes necessários: 1 lata de creme de leite, 1 copo de requeijão, 200g de queijo mozzarella ralado, 200g de queijo provolone ralado e 200g de queijo gorgonzola picado.
Como preparar? Em primeiro lugar, aqueça em fogo médio o requeijão com o creme de leite até borbulhar. Em seguida, adicione o queijo gorgonzola e abaixe o fogo, depois mexa até o gorgonzola incorporar bem. Logo após, coloque o queijo mozzarella e o provolone, mexa até todos os queijos se derretem completamente e ter uma mistura homogênea. Por fim, basta colocar na panela de fondue e apreciar!
Lasanha napolitana
Ingredientes necessários: 400g de massa fresca de lasanha, 250g de presunto ou peito de peru fatiado, 250g de mozzarella fatiada, 200 ml de molho de tomate, 250 ml de leite e parmesão ralado a gosto.
Como preparar? O primeiro passo é cozinhar a massa, deixar escorrer e reservar. Em seguida, unte uma forma com azeite e coloque a primeira massa. Depois é só ir colocando os recheios: reveze, uma camada de mozzarella, uma de presunto ou peito de peru e uma de molho de tomate. Faça isso até ficar umas quatro acamadas. Por último, não se esqueça de fazer pequenos furos na lasanha (pode ser com uma faca) e despejar o leite aos poucos. Desta maneira, o líquido irá penetrar na massa. Coloque por cima o queijo ralado a gosto e leve ao forno por volta de 25 minutos. Espere para ter uma deliciosa lasanha gratinada.
Qual prato você mais gosta de apreciar no inverno? Qual harmonização te chamou mais a atenção? Que tal tentar fazer as receitas que ensinamos? Conte para nós! Ah, não deixe de seguir nosso blog, pois sempre postaremos novidades e curiosidade sobre o mundo do vinho.
Comentários: