Por Rafaela Vidigal em 22/set/2015 18:15:04
Se você deseja manter as propriedades dos vinhos intactas em seu restaurante, as garrafas necessitam de condições de armazenamento perfeitas para essa manutenção, o que tem relação tanto com a posição que elas se encontram quanto com a temperatura do local onde elas estão armazenadas.
Como já sabemos, o Brasil é um país tropical que, dependendo da época do ano e da região, possui altas temperaturas, o que pode comprometer a qualidade original do vinho e prejudicar os estabelecimentos que servem a bebida.
Para solucionar este e outros problemas, foram criadas as adegas refrigeradas, capazes de manter as propriedades originais do vinho devido sua temperatura ideal e condições de armazenamento. Quer saber mais razões para ter uma adega refrigerada no seu restaurante? Então acompanhe conosco o post de hoje!
Como funcionam as adegas refrigeradas?
As adegas refrigeradas são parecidas com um frigobar ou uma geladeira, mas possuem uma porta de vidro. Entretanto, ela funciona de modo mais complexo do que uma geladeira, pois sua temperatura é regulada com exatidão e constância, além de permitir que cada compartimento possa ser regulado com uma temperatura diferente, o que é vantajoso para o armazenamento de vinhos de diferentes tipos, como os tintos, brancos e espumantes.
Outras funções também podem ser encontradas nas adegas refrigeradas, como ventilação interna, sistema antimofo, controle de trepidação e da umidade. Trancas e alarmestambém podem ser encontrados para avisar o aumento da temperatura ou se a porta está aberta.
Condição estável para as garrafas
Quem entende de vinhos sabe que esta bebida é extremamente sensível ao ambiente, podendo ter suas propriedades alteradas com simples mudanças de luz, temperatura, calor, umidade, trepidação ou mesmo cheiros externos. A adega refrigerada cumpre a função de estabilizar o ambiente para a armazenagem das garrafas de vinho de modo que elas não fiquem vulneráveis a tais mudanças. Pense nas adegas das antigas vinícolas que ficavam embaixo da terra, em porões, justamente porque ali a iluminação e a temperatura se mantinham constantes.
Temperatura ideal
É preciso dizer que as adegas refrigeradas não deixam os vinhos gelados, mas sim na temperatura ideal para que suas propriedades originais se mantenham intactas. Elas mantêm a taxa de umidade do ar em torno de 70% e uma temperatura regulável entre 11 e 17º C, com controle do lado de fora para que não seja preciso abri-la e fechá-la para fazer o ajuste. Os vidros das adegas também possuem proteção contra raios UV, favorecendo ainda mais a conservação dos vinhos.
Tamanhos variados
As adegas refrigeradas podem ser de diversos tamanhos, se adequando ao estoque de vinhos do seu restaurante. O mínimo são 14 garrafas e o tamanho máximo varia com o gosto do cliente. Assim, é possível guardar os vinhos mais especiais por bastante tempo, sem correr o risco de abrir a garrafa e encontrar um vinho envinagrado.
Enquanto certos vinhos possuem uma maior rotatividade, outros podem ser conservados sem riscos pelo tempo que for necessário. Além disso, a adega refrigerada permite a organização das garrafas de acordo com vários critérios, como a safra, uva, país e tipos, de modo que você possa ter controle sobre sua saída para fazer a reposição, se necessário.
E então, depois dessa listagem de razões para ter uma adega refrigerada em seu restaurante, você está convencido de sua importância? Deixe seu comentário contando para nós! E se você se preocupa com seus clientes e dá valor a uma boa garrafa de vinho, fale com a Art des caves e garanta a sua adega refrigerada!
Comentários: