Se você é um consumidor e apaixonado por vinhos, com certeza já vivenciou a situação de um dia abrir uma garrafa, mas não conseguir ou poder terminá-la completamente. Isso acaba lhe obrigando a, naturalmente, guardar o restante do vinho disponível na garrafa para consumo em um outro momento.
O problema é que, na grande maioria das vezes, guardar um vinho já aberto pode estragá-lo, já que o contato excessivo da bebida com o oxigênio altera consideravelmente seu sabor e seus aromas.
Muitas pessoas que conhecem esse risco de "oxidar" o vinho se perguntam se existe alguma maneira segura para armazenar vinhos abertos sem que eles estraguem. Nós podemos dizer que sim, parcialmente.
Certas práticas e cuidados podem lhe ajudar a garantir a qualidade dessa bebida por um tempo maior, sem que você se preocupe em ser surpreendido pelo sabor desagradável de um vinho que oxidou. Então, confira a seguir 4 ótimas dicas que listamos para você armazenar corretamente seus vinhos que foram abertos!
Se você vai começar a consumir um vinho, mas sabe que não vai dar conta de terminá-lo, opte sempre por uma garrafa que tenha tampa de rosca. Essas tampas, muito comumente encontrada em vinhos jovens, ajudam a impedir o contato constante do vinho com o oxigênio — especialmente quando você está esperando para servi-lo novamente no seu copo.
Uma estratégia para quem abriu vinhos com rolhas é colocar o conteúdo que restou em uma garrafa menor de rosca e fechá-lo imediatamente. Com o pouco espaço para o oxigênio, o vinho reservado dentro dessa garrafa pequena terá menor chance de oxidar e pode durar por até uma semana inteira dentro da adega.
E você, como você armazena seus vinhos abertos? Aprendeu corretamente essas técnicas para mudar de hábito e não deixar que seu vinho estrague? Deixe o seu comentário e venha participar da conversa!