Por Bruno Hermenegildo em 20/dez/2016 9:00:00
Na época mais fria do ano, quando estamos embaixo das cobertas assistindo um Netflix, não há melhor combinação do que um bom vinho tinto com um fondue de queijo.
O verão chega, nada melhor do que ir a praia, tomar um banho de mar, e combinar uma porção de camarão com uma cervejinha, não é mesmo?
O vinho fica lá esquecido. Esperando o inverno voltar, para ser degustado. Afinal, pensar em um tomar um vinho tinto na temperatura de 40º não parece uma boa ideia.
E se por acaso, nós te contarmos que o vinho pode muito bem combinar com o verão brasileiro, você acredita? Pode acreditar, pois o vinho Rosé é a bebida ideal para refrescar e combinar com os pratos típicos da estação.
O processo do vinho rosé
O vinho rosé, além de refrescante e leve, possui cores vibrantes que dependem das uvas e da técnica utilizada durante o processo. Normalmente, pode ser encontrado no tom alaranjado e perolado.
A sua produção tem o mesmo começo do vinho tinto, porém sua maceração não é longa. Ele também possui métodos parecidos com o do vinho branco para obter aromas frutados e frescos.
A harmonização do vinho rosé
Pratos com saladas são ótimos para os dias quentes, ainda mais acompanhados de um bom vinho rosé.
Veja alguns pratos para acompanhar:
- Paella
- Lulas abafadas
- Frango grelhado
- Massas italianas com vegetais
- Omeletes
- Verduras gratinadas
- Salada de atum
- Salmão grelhado
- Sanduíches naturais
- Frutas
- Sobremesas
Sugestão de vinhos rosés:
- Chiaretto Valtenèsi Pergola Rosé DOP
- Villa Francioni Rose Corte
- Rosato 2013 Castello Di Ana
- Winemaker´s Secret Barrels Rose
- Pinna Fidelis Rosado
- Las Perdices Malbec Rosé
Se eu fosse você, depois desse artigo, pegaria a estrada, iria para um lugar lindo, esperaria o fim de tarde e o apreciaria com um bom vinho rosé.
Você já experimentou um vinho rosé? Comente a sua experiência.
Comentários: