O dia dos pais está chegando e você ainda não pensou em nada para dar de presente? Uma garrafa de vinho (ou mais, por que não?) é um presente curinga para todas as ocasiões e uma boa pedida para fugir um pouco dos presentes mais clássicos como pijama, camisa, meias e cuecas. E, já dizia aquela famosa frase, de um sábio desconhecido: “o vinho é a vingança masculina aos sapatos da mulher”, então não tem como errar!
Além de ser um item com toque especial de sofisticação e que causa boa impressão, tanto para quem é enófilo e entende tudo sobre vinhos, quanto para quem não tem muita ideia da real diferença entre um cabernet sauvignon e um pinot noir.
As opções são bem variadas, para todos os tipos de pais, diferentes tipos de gosto e para cada ‘tamanho de bolso’. É só ir até uma loja especializada ou um supermercado com boas ofertas de vinhos e escolher qual deles você vai dar de presente.
Mas se você não conhece o gosto do seu pai para vinhos, vai ficar na duvida na hora de fazer a melhor escolha, não é mesmo? Bom, o gosto e o paladar são coisas muito peculiares de cada individuo, mas se você não sabe qual tipo de vinho é o preferido do seu pai, pode tentar fazer essa escolha levando em consideração o tipo de experiência que ele tem de vida. Vamos lá!
Comprar vinho para quem não entende muito bem sobre os diferentes tipos de uva é uma escolha demorada, pois nesse caso o leque de opções é variadíssimo e você não tem ideia de qual das opções pode agradar. Ao mesmo tempo, comprar vinho para uma pessoa enófila juramentada é tão difícil quanto, pois ela entende bem dos rótulos, das safras, das regiões vinícolas e é capaz de distinguir um vinho pelo aroma. Ou seja, nesses casos, você estará pisando em campo minado e um erro pode render uma torcida de nariz não muito agradável.
Para os amantes de um bom vinho, a dica para não errar é escolher algum rótulo que tenha boa pontuação na opinião de degustadores com reputação mundial, como Robert Parker, a revista inglesa Decanter, o guia de vinhos de Gambero Rosso e a publicação americana Wine Spectator, por exemplo:
Seu pai é do tipo clássico? Está sempre no conforto do lar, fazendo programas em família e não dispensa uma boa harmonização do vinho em suas refeições?
O importante é que o vinho tenha características que harmonizem com a maioria dos pratos e petiscos.
Qual é o estilo do seu pai? Já pensou no presente? Espero ter ajudado você nesta escolha. Se gostou, não se esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos. Até a próxima!