Expertise em Adegas e Vinhos | Blog Art des Caves

8 vinhos para presentear no Dia dos Pais

Written by Rafaela Vidigal | 2/ago/2016 16:36:35

O dia dos pais está chegando e você ainda não pensou em nada para dar de presente? Uma garrafa de vinho (ou mais, por que não?) é um presente curinga para todas as ocasiões e uma boa pedida para fugir um pouco dos presentes mais clássicos como pijama, camisa, meias e cuecas. E, já dizia aquela famosa frase, de um sábio desconhecido: “o vinho é a vingança masculina aos sapatos da mulher”, então não tem como errar!

Além de ser um item com toque especial de sofisticação e que causa boa impressão, tanto para quem é enófilo e entende tudo sobre vinhos, quanto para quem não tem muita ideia da real diferença entre um cabernet sauvignon e um pinot noir.

As opções são bem variadas, para todos os tipos de pais, diferentes tipos de gosto e para cada ‘tamanho de bolso’. É só ir até uma loja especializada ou um supermercado com boas ofertas de vinhos e escolher qual deles você vai dar de presente.

Mas se você não conhece o gosto do seu pai para vinhos, vai ficar na duvida na hora de fazer a melhor escolha, não é mesmo? Bom, o gosto e o paladar são coisas muito peculiares de cada individuo, mas se você não sabe qual tipo de vinho é o preferido do seu pai, pode tentar fazer essa escolha levando em consideração o tipo de experiência que ele tem de vida. Vamos lá!

Pais enófilos

Comprar vinho para quem não entende muito bem sobre os diferentes tipos de uva é uma escolha demorada, pois nesse caso o leque de opções é variadíssimo e você não tem ideia de qual das opções pode agradar. Ao mesmo tempo, comprar vinho para uma pessoa enófila juramentada é tão difícil quanto, pois ela entende bem dos rótulos, das safras, das regiões vinícolas e é capaz de distinguir um vinho pelo aroma. Ou seja, nesses casos, você estará pisando em campo minado e um erro pode render uma torcida de nariz não muito agradável.

Para os amantes de um bom vinho, a dica para não errar é escolher algum rótulo que tenha boa pontuação na opinião de degustadores com reputação mundial, como Robert Parker, a revista inglesa Decanter, o guia de vinhos de Gambero Rosso e a publicação americana Wine Spectator, por exemplo:

  • Maycas Reserva Especial Pinot Noir 2014 (Chile)
    Dica de harmonização: Pernil suíno assado com polenta mole, atum grelhado, penne com ragu de cordeiro.

  • Vinho Planeta Alastro Bianco 2010 (Itália)
    Dica de harmonização: Bacalhau assado com legumes e batatas, entradas frias, canapés e pizza de muçarela.

Pais clássicos


Seu pai é do tipo clássico? Está sempre no conforto do lar, fazendo programas em família e não dispensa uma boa harmonização do vinho em suas refeições?

Então as melhores opções são os rótulos mais tradicionais, ditos do velho mundo, ou seja, de países que produzem vinhos há milhares de anos como Espanha, Itália, França e Portugal.

O importante é que o vinho tenha características que harmonizem com a maioria dos pratos e petiscos.

  • Casa de Pancas Tinto 2014 (Portugal)
    Dica de harmonização: maminha na manteiga, lasanha gratinada, quiche de legumes.

  • Möet & Chandon (França)
    Dica de harmonização: codorna recheada, moqueca de lagosta com camarão.

Pais modernos

Para os pais que estão sempre buscando as novidades, uma boa pedida é um rótulo do Novo Mundo, ou seja, daqueles países que se especializaram na produção de vinhos mais recentemente, como Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Chile, Argentina, Brasil e África do Sul.

  • Raka Quinary 2005 (África do Sul)
    Dica de harmonização: paleta de cordeiro de leite braseada com feijão branco.

  • Yellow Tail Cabernet Sauvignon 2015 (Austrália)
    Dica de harmonização: Alcatra grelhada com cogumelos, iscas de contrafilé acebolado, pizza.

Pais aventureiros

Seu pai adora uma aventura, conhecer lugares novos com a família e para ele o que vale é a experiência? Então, que tal provar as novidades de vinícolas de regiões como Grécia, Hungria, Líbano e tantas outras menos famosas? Ou dar aquela investida na produção nacional, que tem melhorado a cada ano.

  • Ritinitis Nobilis 2007 (Grecia)
    Dica de harmonização: peixes e frutos do mar da culinária grega.

  • Vinho Fino Merlot da Malgarim 2013 (Brasil)
    Dica de harmonização: macarrão ao molho vermelho, pato ao molho de laranja.

Qual é o estilo do seu pai? Já pensou no presente? Espero ter ajudado você nesta escolha. Se gostou, não se esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos. Até a próxima!