Há muito tempo especialistas afirmam que tomar uma taça de vinho tinto todos os dias, no almoço ou jantar, faz bem à saúde. Na Idade Média, o vinho era utilizada pelos monges católicos em diversos tratamentos médicos, como sinusite; além de ser usada para purificar a água. Já na Era Moderna, estudos revelam que o vinho atua como aliado na prevenção do câncer, entre outras vantagens. O crédito é atribuído aos polifenóis presentes na bebida, como a catequina e o resveratrol, especialmente este último.
O vinho tinto possui 10 vezes mais polifenóis que o branco. Isto porque a casca, que tem alta concentração destas substâncias, é macerada durante o processo de produção da bebida e permanece nos toneis e barris por semanas para a fermentação. Além disso, a casca e as sementes das uvas tintas são riquíssimas em resveratrol. No entanto, cada variedade possui uma quantidade diferente. Uma das castas que mais possui este elemento é a Tannat. O suco de uva tinto integral também possui resveratrol, no entanto, a concentração da substância é menor que no vinho tinto justamente pela fermentação.
De acordo com o Estudo COLOR (Cohorte Lorraine), realizado pelo Centro de Medicina Preventiva de Nancy, pessoas que consumem vinho regularmente com as refeições têm baixo risco de morte prematura, especialmente por câncer digestivo. A pesquisa foi realizada durante 28 anos, com 98.063 homens e mulheres entre 45 e 60 anos.
Na contramão, há especialistas que desencorajam as pessoas a consumirem bebidas alcoólicas, especialmente o vinho, afirmando que trazem prejuízos à saúde, mesmo em doses pequenas. Um deles é o Dr. Dominique Maraninchi, presidente do Institut National du Cancer (INCa), situado na França. Isto porque o estudo sobre o consumo de álcool e o risco de câncer realizado pela instituição revelou que a quantidade de álcool ingerida tem relação direta com a ocorrência de alguns tipos de cânceres.
Com isso, especialistas de diversos países se manifestaram contra as declarações do médico francês, inclusive baseados em estudos mais recentes.
Especialistas afirmam que uma taça de vinho por dia traz muitos benefícios. Melhor ainda se aliada a uma dieta saudável e balanceada. Já o consumo indiscriminado pode trazer problemas à saúde.
Além de ser aliado na prevenção do câncer, o vinho tinto traz outros efeitos positivos à saúde, pois:
Com tantos benefícios à saúde não há porque deixar de tomar uma taça todos os dias, não é mesmo? Conte para nós se você tem este hábito e qual o seu vinho preferido. Deixe seu comentário e continue acompanhando o blog!