Existe um estilo da bebida de Baco que chamamos de “vinho de sobremesa”, ou simplesmente vinho doce.
Ele é produzido a partir de uvas com elevada concentração de açúcares, normalmente deixadas na parreira por um longo tempo. Esse processo é chamado de colheita tardia.
Existem também outras técnicas utilizadas para a produção do vinho de sobremesa. Elas permitem que as uvas fiquem mais adocicadas e o vinho, mais robusto.
Abaixo, falaremos sobre alguns processos que transformam a uva durante a preparação do vinho doce:
Aqui é utilizado o mesmo conceito da colheita tardia. As uvas são colhidas normalmente em seu tempo de maturação. Depois, são deixadas para desidratar em esteiras colocadas ao sol e ventiladas.
Alguns produtores de países onde determinadas latitudes e temperaturas fazem com que as uvas congelam ainda nas plantas permitem que a água fique concentrada nos bagos e se solidifique.
Quando as uvas são esmagadas, os cristais congelados são naturalmente separados dos outros componentes e isso torna o vinho mais concentrado e rico em açúcares.
Você já deve ter reparado que essas técnicas utilizadas para produzir os vinhos de sobremesa tornam a bebida mais viscosa e aromática, não?
Elas transformam esse tipo de vinho em um “modelo” ideal para o preparo de sobremesa, pois quando a bebida dos deuses acompanha outros ingredientes, acaba realçando o sabor do prato. E, muitas vezes, chega até a substituir a adição de açúcar, uma opção bacana para quem deseja optar pelas versões de doces menos gordurosos.
Gostou da dica de hoje do blog? Que tal agora preparar uma deliciosa sobremesa com vinho doce? Conte-nos depois a sua experiência nos comentários abaixo!