Por Rafaela Vidigal em 30/out/2018 10:00:00
Você já ouviu falar em vidro “Low Emissivity”, ou “Vidro Low-E”? Esse tipo de vidro se diferencia por sua composição, que conta com um revestimento extrafino de metais e óxidos metálicos em uma das suas faces, proporcionando uma baixa emissividade de calor.
Por apresentar um alto nível de transparência e baixa reflexão, o Vidro Low-E é constituído por partículas nanométricas que absorvem raios infravermelhos e reduzem a transferência térmica entre os ambientes, sem impedir a passagem de luz.
Pelo seu grande potencial de isolamento térmico é possível encontrar o Vidro Low-E nos melhores freezers verticais e adegas climatizadas para vinhos e até em fachadas de prédios!
A sua relação com os vinhos
Agora que você sabe o que é o Vidro Low-E e suas funcionalidades, é importante conhecer os benefícios que essa camada de baixa emissividade das nossas adegas traz para o seu vinho.
Sabemos que o vinho é uma bebida sensível às variações de temperatura e que, portanto, precisa de um ambiente controlado. Isso porque o calor excessivo e temperaturas instáveis podem afetar e envelhecer o vinho prematuramente.
A luz em excesso também pode ser uma grande vilã e provocar alterações no aroma natural do vinho. Por isso, para dificultar a ação da luz sobre o vinho muitas garrafas são escuras. Mesmo assim, raios ultravioletas ainda podem penetrar pelas garrafas e alterar o sabor das bebidas. A camada de baixa emissividade do Vidro Low-E, reflete os raios ultravioletas e ajuda a isolar 5 vezes mais esses aspectos agravantes em comparação a um vidro comum.
Como funciona o Vidro Low-e?
É importante destacar que para a eficácia do isolamento térmico, tanto para o ganho ou a perda de temperatura, o revestimento Low-E deve ser aplicado do lado certo, de acordo com a necessidade do ambiente. Em lugares de climas muito frios, é necessário que o vidro seja aplicado na face interna, mais próximo de onde o calor deve ser preservado. Já em climas mais quentes, o recomendado é aplicá-lo na face externa para reter a concentração de calor e só deixar passar a luminosidade, como é o caso das adegas climatizadas.
O Vidro Low-E possui uma ampla utilização por ser recomendado em qualquer aplicação que tenha o intuito de reduzir a radiação de raios infravermelhos. E como sua tecnologia exige que exista um espaçamento entre as duas faces do vidro, a Art des Caves utiliza o gás argônio para preencher este espaço, pois além de aumentar ainda mais o isolamento térmico, este gás evita a formação de sudação (condensação) na parte externa do vidro.
Por essa razão, todas as adegas da Art des Caves possuem portas de vidro com tecnologia Low-E, para garantir o melhor isolamento térmico, proteção contra raios UV e impedir o efeito de sudação, permitindo que os rótulos armazenados possam ser contemplados, sem a necessidade de abrir a adega - algo que também prejudica o bem-estar dos vinhos.
Conservando a sua adega
A manutenção do Vidro Low-E deve ser feita sempre com pano ou esponja macia, detergente neutro, limpa-vidros ou água em temperatura ambiente, evitando sempre usar álcool ou limpadores abrasivos, como lãs de aço. Equipamentos com Vidros Low-E devem sempre ser armazenados em um ambiente limpo, seco e arejado, protegendo-os contra poeira, sol e chuva, para evitar um maior desgaste.
Além disso, o Vidro Low-E requer alguns cuidados na sua conservação. A exposição a produtos químicos pode prejudicar a conservação deste tipo de material. O próprio contato com a estrutura em que é encaixada o Vidro Low-E pode ajudar a oxidá-lo. Para a conservação, siga as recomendações do fabricante.
A Art des Caves busca as melhores tecnologias, como o Vidro Low-E em suas portas, para garantir a proteção e bem-estar dos vinhos armazenados. Ainda não tem uma adega Art des Caves? Conheça as nossas linhas e veja qual modelo combina mais com você!
Comentários: