Você montou a carta dos sonhos para harmonizar perfeitamente com as especialidades da casa, escolheu a adega climatizada ideal para o seu estabelecimento, treinou equipe e agora é hora de colher os frutos e proporcionar experiências incríveis aos clientes! Mas, então surge a dúvida: como vender mais vinhos no restaurante?
Separamos algumas dicas infalíveis que você pode colocar em prática e conseguir vender mais vinhos em seu restaurante. Vem dar uma olhada!
Aliás, sugiro também que você dê uma olhada nesses conteúdos que têm tudo a ver com o tema de hoje:
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Uma boa opção para que o cliente se flexibilize em pedir vinho é que o sommelier apresente opções em diferentes faixas de preço que funcionem bem como entrada, harmonizem perfeitamente com o prato que ele vai escolher ou até acompanhem ou substituam a sobremesa. Assim, ele pode apreciar um bom vinho e o custo da bebida não irá intimidá-lo.
Outra boa ideia é disponibilizar a bebida em frações como taças ou meia-taças. Assim, o cliente pode escolher de acordo com o que está interessado em beber e de repente, pode até experimentar mais de um vinho da carta.
É muito importante que sua equipe de atendimento conheça detalhadamente os vinhos da carta, sabendo de detalhes como sua origem, história da vinícola, tipo de uva, safra, eventuais prêmios que a bebida tenha ganhado. Muitas vezes, o cliente pode ficar tão encantado com esses detalhes, que pode acabar querendo experimentar a bebida, mesmo se a intenção ao entrar no restaurante era só degustar os pratos da casa. Bom demais, né?
Para que seu staff conheça bem os vinhos da carta, é fundamental que você faça sessões de degustação. Quanto melhor sua equipe conhecer os rótulos, mais verossímeis e convincentes ela será na hora de ofertá-los aos clientes. Uma história (verdadeira) e bem contada fará toda a diferença no seu restaurante!
Uma situação muito desagradável é quando o cliente já chega entusiasmado para escolher uma garrafa de vinho e o restaurante não tem mais o rótulo escolhido. Ninguém merece, né? Então fique atento ao estoque e evite dissabores como esse, garantindo a carta de vinhos apresentada aos clientes sempre atualizada.
Se você tem um cliente que vai a seu restaurante com regularidade e costuma pedir vinhos, nada melhor do que entender suas preferências e fazer sugestões personalizadas, para uma relação de intimidade ainda maior com os frequentadores fiéis da casa. Isso faz toda a diferença para a experiência gastronômica que ele tem no seu estabelecimento, acredite!
Ter na carta rótulos raros é um dos caminhos mais interessantes para estimular no cliente a vontade de pedir vinho junto com a comida. Principalmente se for um enófilo, ele saberá que não encontrará essas preciosidades que você tem na sua adega em qualquer lugar, e vai ser praticamente uma proposta imperdível para ele!
Ao entender como vender vinhos em restaurantes e apostar na variedade da sua carta, você pode fazer com que seu estabelecimento se torne o destino certo dos clientes mais exigentes que adoram aliar boa gastronomia à degustação de excelentes rótulos.
Não canso de falar que quem ama vinhos costuma ser um grande apreciador de outras coisas deliciosas da vida e poucas coisas na vida são tão prazerosas quanto comer e beber bem, não é mesmo? Espero muito sucesso com a venda dos vinhos em seu restaurante e, se quiser compartilhar ideias ou pedir sugestões, vou adorar ajudar. Deixe tudo aqui para mim nos comentários!