Por Rafaela Vidigal em 11/fev/2021 10:00:00
Um dos ambientes mais interessantes e práticos para instalação da adega, ou do projeto de climatização é o bar da sua casa. Afinal, nada melhor do que poder escolher um rótulo e já ter por perto abridor, taças e todo o clima para um belo brinde. Além disso, a “concentração” de todas bebidas em um único lugar facilita na hora de servir pessoas que preferem uísques, vodkas ou cervejas.
No entanto, acima de qualquer objetivo prático, a instalação da adega no bar oferece uma oportunidade incrível para criação de um ambiente elegante e cheio de estilo. Arquitetas e arquitetos talentosos certamente utilizam desses fatores para criar bares extraordinários que deixam qualquer um, inclusive eu, impressionado.
Neste artigo, eu trouxe inspirações de bares com adegas que vão mudar para sempre como você enxerga as possibilidades na sua casa. Tem opções para todos os gostos e espaços. Aproveite!
Projeto desenvolvido por Meyer Cortez Arquitetura
Você ficou com vontade de sentar nessa poltrona com uma bela taça e relaxar? Eu também! E olha só como a adega aparece aqui, totalmente integrada ao ambiente em que prevalecem tons neutros, embutida no aparador de madeira. A marcenaria feita sob medida para o ambiente valoriza a parede de tijolos aparentes. Está aí uma proposta de bar charmoso, acolhedor e funcional! Note que é um bar e espaço para café também com a cafeteira estrategicamente posicionada. Quem aqui também é um coffee lover? ☕
Projeto desenvolvido por Shirley Proença Studio
Eis uma solução para espaços mais estreitos: uma adega compacta e mais comprida! O que eu gosto particularmente nesse ambiente é que ao mesmo tempo em que há apostas clássicas, com painel de madeira na parede de fundo, estrutura metálica, marcenaria, cores neutras, ele nos conquista pelos detalhes inusitados. Note como o buffet suspenso traz uma leitura mais moderna e esse canto da casa e todas as garrafas que estão em evidência foram cuidadosamente selecionadas para cumprir a função de objeto decorativo. Eu fico imaginando se eles eventualmente fazem parte dos garimpos dos donos dessa casa e vou viajando, pensando nas histórias...rs
Projeto desenvolvido por Ateliê 48
Suspiros pela nossa Basique 40 aqui nesse projeto. Não sei dizer o que balança mais meu coração aqui: se é a ousadia com cores vibrantes na parede e no quadro, a estante desconstruída com a estrutura de metal e caixas de madeira irregulares em tamanho e disposição ou as garrafas decorativas.
Projeto desenvolvido por Figuereido Fischer Arquitetos
A sala espaçosa ganhou um painel de madeira onde a adega está embutida em um nicho de fundo marmorizado que aqui ganhou função de aparador, com objetos selecionados para deixar o canto mais interessante: planta, bandeja, garrafas e taças criteriosamente escolhidas. Achei criativa essa ideia do painel porque foge dos projetos de marcenaria tradicionais. Agora, imagina abrir um bom rótulo e ir degustar sentado em uma dessas poltronas que, além de trazer uma proposta de cor quebrando a pegada neutra do ambiente, parecem extremamente confortáveis! E essa mesinha de centro com pés finos dourados? Afe, arrebatou meu coração!
Projeto desenvolvido por Débora Valente
E como fica o coração quando localizo a Sophistique 40 aí no fundo dessa foto? Nem vou me deter nas escolhas desse ambiente que são de muito bom gosto. Tem inclusive aquela parede de espelho que nós mulheres sempre amamos! O que mais me chama a atenção aqui é algo que tenho dado muito valor quando vejo projetos de arquitetura residencial que é pensar no uso da casa pelas pessoas. Essas duas poltronas com o puff aí no meio parece um convite irrecusável para interação. Que delícia é sentar com excelentes companhias com uma taça de vinho na mão e degustar bons rótulos acompanhados de uma excelente conversa. Se tem coisa mais gostosa do que isso, desconheço. Com quem você gostaria de sentar para conversar e tomar um bom vinho, hein?
Projeto desenvolvido por Rafael Samman
Eu vejo nesse projeto a mesma proposta de pensar o espaço da perspectiva de interação e uso dos ambientes que eu mencionei acima. Em primeiro lugar, note que o bar fica em um canto da casa que tem vista incrível. Imagine degustar um bom vinho entre amigos nessa mesa de centro, observando o movimento e as luzes da cidade? Eu poderia ficar horas aí. Há dois detalhes que me chamam a atenção aqui: além da adega embutida em um belo projeto de marcenaria, a parede verde perfeitamente harmônica nos lembra que esse é um espaço de respiro e conexões. Enfatizo também o destaque que o pendente cobre dá à mesa redonda, o móvel que reúne as pessoas. Tudo é milimetricamente pensado para aproximar quem mora ou visita a casa e convidá-los a momentos de prazer e relaxamento!
Projeto desenvolvido por Cotta Arquitetura e Interiores
É até difícil localizar a adega à primeira vista de tão bem inserida que ela está no bar dessa casa. Note que é um ambiente totalmente integrado com poucas delimitações entre os ambientes: sala de jantar, sala de estar e cozinha. O bar faz uma transição interessantíssima entre sala de estar e sala de jantar, ganhando inclusive um projeto específico de iluminação que deixa o ambiente mais intimista e sofisticado.
Projeto desenvolvido por Shirley Proença Studio
Esse é um bar para ficar horas papeando, degustando e apreciando. A nossa Sommelier 140 é um dos elementos responsáveis pelo fascínio que esse ambiente causa. Primeiro, vou me concentrar na parede onde está a adega, inserida em um projeto de marcenaria em preto que traz um efeito de sofisticação que ao mesmo tempo conversa e contrasta com a proposta mais rústica da madeira da parede lateral e os rebites aparentes no couro do tampo da mesa/balcão. O lustre e o amarelo quente da iluminação deixam esse espaço incrivelmente acolhedor.
Projeto desenvolvido por Migs Arquitetura e Desing
Aqui a questão nem é o tamanho do bar em si, mas ele está integrado a uma sala de jantar espaçosa. É muito conveniente também deixar o bar perto da sala de jantar se a sua casa permite essa composição. Note como a adega compõe um decor de muito estilo ao ser embutida no aparador de madeira do mesmo tom da mesa e das cadeiras com encosto de palha trançada. O ar delicado do ambiente ganha um arremate perfeito com esse pendente de cobre.
Projeto desenvolvido por Meyer Cortez Arquitetura
Bar com adega na sala de jogos? Quer combinação mais perfeita? Vários detalhes são admiráveis e merecem menção nesse ambiente. O primeiro é a ausência de cor na mesa de bilhar. O tradicional verde dá lugar ao branco para entrar na proposta monocromática do cômodo. Inclusive a marcenaria com armários e aparador, onde a adega está embutida, segue a cartilha do branco total que só se quebra com poucos elementos estratégicos como as bolas coloridas do jogo, os pendentes com design original em dourado fosco e as peças cuidadosamente selecionadas para o aparador. Aliás, fiquei morrendo de vontade de fazer um brinde com essas taças douradas!
Você já está sonhando com o seu bar com adega climatizada ou um projeto de climatização feito exclusivamente para você guardar seus rótulos e receber amigos com muito estilo e sofisticação? Já te provei que pouco espaço não é impeditivo e que dá para fazer algo bem estiloso e cheio de personalidade. Promete que quando o seu bar ficar pronto você me manda uma foto? Ah, e se precisar de dicas, já sabe. Corra aqui e me chame nos comentários.
Comentários: