Por Rafaela Vidigal em 8/out/2015 9:00:00
Apreciar um bom vinho em casa depende de vários fatores. A escolha de um bom rótulo, a correta harmonização, o ambiente, a taça, tudo isso gira em torno do momento especial de sacar a rolha e apreciar o líquido. Para chegar a esse momento, você deve pensar que precisa ter uma adega gigantesca, que não cabe na sua casa, comportando incontáveis unidades da bebida. Pois então saiba que o tamanho de adega pode perfeitamente se adaptar às suas condições e necessidades.
As adegas climatizadas são a melhor opção para quem quer conservar o vinho na temperatura ideal em casa. Sem contar que no Brasil as temperaturas, na maior parte do ano, são de média para alta, o que dificulta a manutenção em ambientes como armários de cozinha. Por isso, o ideal é ter uma adega em casa. Chegar ao tamanho que se encaixa melhor nas suas necessidades — e disponibilidade — é o que vamos ajudá-lo a definir no post de hoje. Acompanhe!
Determine o espaço na casa
Para começar a definir o tamanho da adega, você precisa ter em mente o local onde pretende instalar o equipamento. Meça altura, largura e profundidade. Não adianta querer comprar uma adega para 88 vinhos se o local não permite a instalação. Você terá que improvisar a instalação em ambientes na sua casa que não combinam com a adega.
Então, esse passo é importante, pois vai adequar suas condições aos seus desejos. Veja também se há ligações elétricas próximas, capazes de suportar a potência do equipamento.
Outro ponto importante na definição do espaço e que vai determinar o tamanho da adega é o fato de você querer embutir ou não o equipamento. Analise bem essas condições antes de comprar ou fechar algum negócio.
Estime os custos de manutenção
Manter uma adega implica mexer nas suas despesas mensais. O consumo de energia vai aumentar, pois a adega precisa funcionar entre 11º C e 18º C. Quanto maior a adega, maior pode ser o consumo de energia.
Como comparação, é como se um ar condicionado funcionasse intermitentemente, ainda que em potência menor. Porém, existem sempre adegas com baixo consumo de energia. Então pesquise bem antes de comprar a sua!
As adegas da Art des Caves possuem um revestimento térmico dimensionado para o clima brasileiro, as portas são produzidas com vidros duplos com gás argônio entre as lâminas e o sistema compressor inteligente anti vibração, que além de mais silencioso e eficiente, é mais econômico.
Frequência e volume de consumo de vinhos
Esse é um fator primordial. Por que comprar uma adega com capacidade para 88 vinhos se o seu consumo raramente ultrapassa uma garrafa por mês?
Ao mesmo tempo, a compra de uma adega automaticamente vai instigar você a comprar mais vinhos. Então, essa matemática precisa encontrar um equilíbrio que seja bom para você.
Leve em conta alguns parâmetros. Você costuma dar muitas festas ou reunir frequentemente amigos em sua casa? Isso certamente irá aumentar o volume de consumo de vinhos. Você, quando está em família, tem o costume de beber vinho? Com que frequência?
Uma conta que pode ajudá-lo a determinar o tamanho é a seguinte: calcule quantas garrafas você compra por mês, em média. Depois, veja qual é o seu consumo nesse período. Subtraia um valor do outro e multiplique por 12. Se você compra 10 por mês e consume 4, chegará a 72 garrafas anuais.
Esse seria o tamanho próximo da sua realidade. Para você não ficar com problema de espaço, calcule um valor superior a esse na hora de escolher a adega. Vá até 88, nesse caso. Você terá sobra, caso queira aproveitar alguma promoção de lojas.
Preferência de tipos de vinhos
Outro ponto importante que deve entrar no seu cálculo é a diversidade dos vinhos que pretende armazenar na adega. Se você pretende montar uma adega que esteja preparada para quaisquer momentos e harmonizações, terá que precisar de espaço para vinhos brancos, rosés, tintos e de sobremesa. Por isso, especialistas aconselham a comprar adegas com o dobro da capacidade calculada.
O universo do vinho é fascinante não só pelo seu atrativo principal, mas também porque ele envolve uma série de detalhes que vão reforçar a experiência do paladar. Montar uma adega é um desses detalhes que encantam quem mergulha nesse mundo.
Você está pronto para comprar sua adega? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário e participe da conversa!
Comentários: