Faz tempo que você sente que a sua paixão por vinhos cresce e que ter uma adega maior em casa cairia muito bem.
Você pode até protelar o grande momento, mas chega uma hora que você precisa de mais espaço para garantir os brindes sempre perfeitos na sua casa.
Quem é apaixonado por vinhos sabe o imenso prazer de adquirir novos itens para alimentar cada vez mais esse delicioso hobby. E, claro, as adegas fazem um papel importante nisso.
Se você já investiu em uma adega para dentro de casa, sabe a incrível sensação de ter seu espaço para escolher um rótulo para aquela ocasião especial, abrir e servir na temperatura já perfeita.
Caso a escolha de início tenha sido uma adega pequena, a possibilidade de descompasso entre a capacidade da sua adega e sua paixão por vinhos pode ser alta.
Mas calma, preparei esse post destacando os sinais que indicam se chegou sua a hora de fazer um upgrade.
Será que essas situações já acontecem com você?
Isso vai acontecer logo, especialmente se você é aquele tipo de enófilo que adora colecionar vinhos de diferentes tipos, mas a sua adega tem a temperatura padrão para armazenamento de vinhos tintos.
Pode até ser que quando você comprou a adega que tem hoje, você tinha muito mais vinhos tinto, mas quem aprecia vinhos, geralmente está aberto a novidades e vai mudando de gosto, abrindo espaço para novos sabores e experiências.
Aí, os vinhos brancos, rosés e espumantes começam a ficar mais numerosos e você percebe que na, hora de servir, por terem temperatura de serviço mais baixa, precisa encher baldes de gelo e deixar a garrafa por um tempo antes de degustar.
Se a sua coleção hoje é diversificada, sugiro que não só pense em uma adega maior, mas cogite uma adega dual zone, pois elas têm compartimentos com temperaturas independentes para armazenar os diferentes tipos de vinho.
Imagina eliminar de vez os baldes de gelo da sua vida enófila? Recomendo.
Todo amante de vinho procura instintivamente por novos rótulos quando faz uma viagem.
Isso é incrível e uma das sensações mais gostosas que existe para um enófilo porque não só é uma oportunidade incrível de viver experiências fantásticas e garimpar sabores e aromas únicos, mas é uma maneira de materializar uma memória afetiva e tê-la à disposição ali, na sua adega.
Agora, já pensou em encontrar rótulos fantásticos em uma viagem e deixar de comprá-los porque não há espaço na adega?
Afinal, como um bom apreciador de vinho, você sabe que em qualquer lugar não pode ficar.
Se mesmo com uma adega, você precisa usar a geladeira para armazenar seus rótulos, isso significa que você já tem um problema de espaço (que só pode ser verdadeiramente solucionado com uma nova adega).
Isso porque ainda que as geladeiras possam servir bem aos vinhos abertos, é importante lembrar que ela possui diversos aromas, originários dos alimentos ali armazenados , que podem influenciar na experiência com a bebida.
Além disso, a geladeira possui umidade muito baixa, o que pode levar ao ressecamento da rolha e consequentemente à oxidação precoce do vinho.
Definitivamente, não é uma boa solução para quem planeja deixar os rótulos guardados por mais do que 2 ou 3 dias.
Se os vinhos na geladeira - especialmente fechados - são comuns na sua geladeira, então já passou da hora de você comprar uma nova adega climatizada.
Um sinal claro de que a sua coleção já é maior do que a capacidade da adega é quando você precisa escolher as garrafas que ficam na adega e as que você deixa de fora.
Uma verdadeira tortura para as garrafas.
Você tem que ficar planejando o consumo para escolher o que fica na adega e isso não é interessante.
Nós, que amamos vinho, gostamos da liberdade de escolher conforme nossa vontade e ter uma experiência sempre prazerosa, orgânica e autêntica.
Quais desses sinais já bateram por aí para mostrar que é hora de investir em uma adega maior?
Sabe que a hora que for fazer esse upgrade, eu vou adorar ajudar esclarecendo melhor sobre o mundo das adegas! Se tiver dúvidas, deixe aqui nos comentários.