Por Rafaela Vidigal em 16/fev/2018 10:00:00
Engana-se quem pensa que somente rótulos franceses, espanhóis, australianos, italianos ou portugueses fazem parte das listas dos melhores vinhos do mundo.
As criações brasileiras estão conquistando o paladar dos especialistas internacionais. Quem já experimentou o Casa Perini Moscatel? O espumante brasileiro, produzido no Vale Trentino, lá na Serra Gaúcha, conquistou o 5º lugar no ranking da World Association o Writers & Journalistas of Wines & Spirits - WRW&S (Associação Mundial de Escritores e Jornalistas de Vinhos e Destilados) em 2017.
Há mais de 20 anos no mercado, o premiado espumante brasileiro é bastante aromático e refrescante. Na taça, apresenta uma coloração levemente amarelada com reflexos prateados e borbulhas persistentes, que valorizam ainda mais os aromas florais e as notas de frutas como pêssego, pera e maçã. Na boca, além da agradável maciez proporcionada pela perlage, há um equilíbrio perfeito entre doçura e acidez, duas características marcantes graças à riqueza da uva Moscato.
Fermentação diferenciada
O espumante é elaborado por um processo italiano de fermentação chamado Asti. A técnica consiste na fermentação do mosto (100% de uvas Moscato) em grandes autoclaves até atingir o teor alcoólico de 8%, quando se interrompe o processo por meio da rápida redução da temperatura a 0ºC. Isso garante um residual de açúcar bastante alto, o que deixa o espumante leve e doce. A partir daí a bebida é filtrada e já está pronta para ser engarrafada e comercializada.
Harmonização
Embora o espumante brasileiro tenha harmonização perfeita com diferentes tipos de sobremesas, ele tem se mostrado bastante versátil. De maneira geral, ele pode acompanhar uma entrada, como queijos de sabor suave e saladas frescas. Também combina muito bem com carnes suínas com molho agridoce e vegetais ou frutas caramelizadas. E uma dica importante: por não ser um vinho de guarda, ele deve ser consumido ainda jovem e bem gelado (entre 4 e 6 ºC).
O espumante Perini Moscatel é o rótulo ideal para ser servido em dias quentes de verão e cai bem em diferentes ocasiões: um brinde em festas, um jantar a dois ou mesmo um happy hour com os amigos.
Você já experimentou esse espumante que conquistou o paladar dos especialistas estrangeiros? O que achou? Conte para nós a sua experiência.
Comentários: