Mais do que um gosto particular, amar vinho é um estilo de vida. É muito comum que os verdadeiros enófilos sejam apaixonados por outras coisas belas e deliciosas da vida também, entre elas, o décor. Portanto, além do equipamento perfeito para armazenar os rótulos, é preciso ter, ao mesmo tempo, uma bela adega para sala.
Se você é desse time de “vinho e décor lovers”, fica comigo porque disso eu entendo e preparei um material bem completo com todas as dicas para escolher equipamentos capazes de aliar os cuidados com seus rótulos à perfeita integração da peça aos ambientes da sua casa.
Vamos começar com uma provação: você acha que lugar de adega é necessariamente na sala? Quando o assunto é adegas, há muito espaço para criatividade, que vai além de um único ambiente! Já pensou em ter uma adega no bar ou na cozinha?
Além de especialistas em adegas climatizadas e trabalhar com o melhor da tecnologia para desenvolver nossos produtos, estamos muito antenados às tendências de arquitetura e design. Prova disso é nossa participação na edição de 2019 da Casa Cor, maior evento da área na América Latina.
Vamos lá! É hora de pegar uma taça, abrir um rótulo especial e saborear enquanto exploramos juntos várias possibilidades desses dois universos fascinantes!
Nós já falamos algumas vezes aqui no blog sobre a importância da pesquisa antes de escolher uma adega, especialmente se for sua primeira compra. Por isso eu sempre digo: pesquise sem moderação. A pesquisa intensa é válida por vários motivos:
É óbvio que, se você está buscando uma adega climatizada, você quer antes de mais nada proteger a sua coleção de vinhos e ter à disposição a bebida com todas as características originais preservadas na hora de fazer um brinde, não é mesmo?
É sempre bom entender quais são os vilões do vinho e como uma adega climatizada pode combatê-los. O equipamento precisa ter recursos para temperatura, iluminação, vibração e umidade, pois são fatores que podem comprometer a bebida.
Como todo produto, algumas ciladas precisam ser evitadas na hora de comprar uma adega climatizada, entre eles, escolher uma adega pequena demais, não calcular uma margem de espaço para a adega “respirar” no ambiente onde ela será inserida e escolher apenas pelo preço. Há muita tecnologia de ponta envolvida na produção de uma adega climatizada, por isso, é bom desconfiar de estabelecimentos que prometem preços muito inferiores aos praticados no mercado.
Escolher marca com poucas referências e tradição no segmento, que não ofereça assistência técnica e garantias pode trazer grandes dores de cabeça futuras. É outra armadilha da qual você deve fugir!
O outro alerta é em relação às compras pela Internet. Dependendo de onde você mora, pode ser difícil ir a uma loja para ver de perto e escolher a adega, aí será preciso comprar online e tomar todos os cuidados com essa prática, independentemente do produto a ser adquirido: buscar as referências da loja e certificar-se de que o e-commerce tem endereço físico e número de telefone, emissão de nota fiscal e procedimentos claros para reclamações e devolução.
Na pesquisa, você precisará identificar qual o modelo de adega ideal para você levando em consideração aspectos como capacidade de armazenamento e local de instalação, o seu perfil de consumo (há, por exemplo, adegas com dois compartimentos e temperaturas diferentes para armazenar diferentes tipos de vinho), e o seu estilo de decoração.
Em dúvida sobre qual adega escolher? Consulte a Tabela Comparativa de Adegas Art des Caves com todos os modelos e funcionalidades detalhadas.
Depois que você estiver mais seguro sobre o modelo que atende às suas necessidades, chega o momento mais arrebatador dessa escolha para nós, amantes do vinho e décor! Vamos finalmente pesquisar as referências e entender como a nova aquisição será perfeitamente encaixada ao ambiente. Fiz a provocação lá no começo do texto sobre adegas para sala, mas você verá que suas possibilidades de instalação são infinitas.
Óbvio que, para orientação na hora das escolhas, você pode seguir alguns critérios. Sugiro que pense basicamente em dois deles: espaço real para instalação e ambiente da casa onde você deseja ter a adega.
O primeiro mito a ser desfeito é que para se ter uma adega é preciso dispor de muito espaço. Nada disso! Se a sua coleção de vinhos é importante e você deseja preservá-la, é totalmente possível ter uma adega climatizada no seu lar mesmo que você more em um apartamento pequeno. A Art des Caves possui diversos modelos de adegas que armazenam 14, 24 ou 38 garrafas bordeaux, e são extremamente versáteis e facilmente incorporadas a ambientes compactos.
Se espaço não é problema para você, o bom é que você poderá investir em uma adega climatizada com capacidade de armazenamento maior e terá mais opções para inseri-la no seu ambiente. A linha Sommelier da Art des Caves, tem o modelo 230 com quatro compartimentos diferentes. Dois deles são ideais para o armazenamento de vinho tinto, um para vinho branco e um para espumante. Dá para armazenar até 222 garrafas bordeaux. Um sonho com muitas chances de ser o cantinho favorito da casa, não?
Se você é um desses sortudos que tem espaço ilimitado para fazer uma adega em casa, você ainda pode apostar na produção de uma adega sob medida, com a capacidade de armazenamento que você desejar e totalmente integrada à sua proposta de décor. O sonho de todo enófilo. Aqui, o céu é o limite!
Use sua imaginação. Tenho certeza de que você encontrará o cantinho ideal para unir essas duas paixões e deixar a sua personalidade exposta para qualquer um que visite sua casa. Vou compartilhar algumas sugestões:
Esse é um dos ambientes mais aconchegantes. Perfeito para receber as visitas, uma boa conversa entre amigos, uma maratona de séries e...degustar uma bela taça de vinho. É um dos lugares favoritos para instalação de adegas pela facilidade de se escolher um rótulo e brindar ali mesmo!
Tem coisa mais gostosa do que cozinhar degustando vinho? Então aqui vai mais um dos lugares favoritos para se ter uma adega: a cozinha. Principalmente se ela for espaçosa e houver uma bancada para sentar com amigos e jogar conversa fora com eles enquanto você prepara um prato delicioso.
Espaços subaproveitados em casa? Nada disso! Um enófilo de verdade vê logo a possibilidade de fazer uma adega dos sonhos em todos os cantinhos. O que há debaixo da sua escada? Imagina armazenar lá a sua preciosa coleção de vinhos?
Por último, mas não menos importante, destaco alguns pontos aos quais você deve dar atenção na hora de escolher sua adega climatizada. Além de harmonizar perfeitamente com o seu décor, porque essa é uma exigência sua, já sabemos, tem outras questõezinhas mais pragmáticas que você deve observar.
Lembre-se de que a adega climatizada é um eletrodoméstico que ficará o tempo todo conectada à energia elétrica e, claro, terá impactos na conta no final do mês. As adegas da Art des Caves são dotadas de um compressor inteligente que, entre outras vantagens, proporciona uma redução de cerca de 30% no consumo de energia.
Já reparou que alguns eletrodomésticos, como a geladeira, fazem um barulho constante bastante incômodo? As adegas podem ter um som parecido porque também contam com o compressor, que é um motor, para fazer o controle refinado da temperatura e umidade no seu interior. O mesmo compressor inteligente das adegas Art des Caves que é capaz de economizar energia também reduz barulho em 35%.
Listinha de cuidados básicos para a preservação da sua adega. Esse checklist vale ouro, hein?
Se você chegou até aqui, imagino que não vê a hora de ter uma adega para a sala, ou para a cozinha, ou para o escritório, para debaixo da escada, para a sala de jogos...são várias as possibilidades fascinantes, não é mesmo? Bom, já sabe que se tiver dúvidas ou quiser minha opinião, eu vou adorar ajudar! É só dar um toque aqui nos comentários.