Por Rafaela Vidigal em 30/jun/2015 17:01:00
Para manter as propriedades da bebida intactas, as garrafas de vinho precisam de condições de armazenamento favoráveis, o que passa tanto pela posição da garrafa quanto pela temperatura do ambiente onde ela se encontra.
Apesar de estar frio na maioria das cidades, no Brasil, um país tropical com altas temperaturas dependendo da região e da época do ano, o calor pode prejudicar a qualidade original dos vinhos e trazer bastante prejuízo para quem investe nessa bebida. Uma solução para isso são as adegas climatizadas, que mantêm uma temperatura ideal para a conservação do vinho e manutenção de suas propriedades.
Quer saber como elas funcionam? Confira!
Como são as adegas climatizadas?
À primeira vista, uma adega climatizada parece um frigobar com uma porta de vidro. Entretanto, seu funcionamento é mais complexo que o de uma simples geladeira, pois ela mantém uma temperatura constante, exata e regulável, podendo até ter prateleiras (e portas!) com temperaturas diferentes, para o armazenamento de vários tipos de vinhos, como os tintos, brancos e espumantes.
Além disso, elas possuem outras funções, como sistema antimofo de ventilação interna e controle de trepidação da umidade. Em alguns modelos há ainda trancas e alarmes, que avisam se a porta ficou aberta ou se a temperatura subiu.
Conservação das garrafas
Os vinhos são bebidas bastante sensíveis ao ambiente, como as mudanças bruscas de temperatura, luz, calor, trepidação, umidade baixa e até odores externos fortes. O papel da adega refrigerada é justamente oferecer uma condição estável para as garrafas de vinho, de modo que eles não fiquem sujeitos a todas as mudanças de ambiente. Não é a toa que as adegas da maioria das vinícolas antigas ficavam em porões, embaixo da terra, onde havia uma temperatura e iluminação constante.
Condições ideais
As adegas refrigeradas mantêm as condições ideais para a conservação dos vinhos, que deve ser uma umidade do ar de 70% e uma temperatura entre 4ºC e 17ºC, que variará de acordo com o tipo de vinho.
Uma informação importante é que as adegas não servem para refrigerar/gelar os vinhos, mas para mantê-lo sob condições perfeitas para que suas propriedades não sejam comprometidas. O ideal são as adegas com controle de temperatura do lado de fora do aparelho, para que não seja necessário abrir e fechar a adega várias vezes para ajustá-la.
Tamanho das adegas
O tamanho mínimo das nossas adegas refrigeradas é para comportar 14 garrafas, e o tamanho máximo é de até 196 garrafas. As climatizações personalizadas poderão ter a capacidade de armazenamento que o cliente preferir.
Apreciadores e colecionadores podem guardar os vinhos em suas adegas de acordo com a safra, país, uva e tipos, tendo controle sobre seu consumo e tendo a garantia de que o gosto e o aroma do vinho respeita o seu perfil original.
E então, agora que você já sabe como funciona uma adega refrigerada/climatizada, ainda precisa de mais dicas para se decidir por qual adquirir? Conheça nossas opções e, qualquer dúvida, escreva pra gente!
Comentários: