Quando alguém abre uma garrafa de vinho perto de você bate um nervosismo de não saber a etiqueta, e o porquê de cada passo? Tem que degustar, cheirar, rodar o vinho na taça? O que realmente deve ser feito em uma boa degustação? Afinal, como degustar vinho?
Bom, saiba que apreciar vinhos não deverá jamais ser uma tarefa que traz agonias, apenas prazer e muita felicidade! Eu sou uma pessoa suspeitíssima para falar, mas depois de algumas experiências você verá o quanto isso é delicioso.
Se você já ama beber um bom vinho, mas sempre fica na dúvida sobre o que fazer na hora de experimentar, apresentamos a seguir um guia definitivo sobre como degustar vinho.
Claro que, como tudo que a gente ama, é necessário se dedicar momentos para aprender e se aprofundar cada vez mais sobre o assunto. Por isso, apreciar um bom vinho é necessário desenvolver os seus três sentidos, visão, olfato e paladar. Mas não será da noite para o dia que você vai aprimorá-los, serão necessárias muitas garrafas para degustar. O que não é uma tarefa muito difícil, né?
Conforme você for explorando os vinhos, você também irá conhecer melhor os rótulo, a uva, a safra e entender qual o seu gosto, afinal, a degustação de vinhos não é feita apenas de regras, mas também de gosto pessoal!
Sem mais delongas, já pegue uma taça, sirva-se com aquele vinho leve que você ama e vamos ao nosso guia. 🍷
A análise visual é a primeira a ser feita com o vinho. É necessário colocar a bebida em pouca quantidade em uma taça transparente e ter um fundo claro atrás dela para você conseguir observar bem as características do vinho.
A análise visual é importante para você entender não apenas a característica e a qualidade da bebida, mas também para deixar o vinho entrar em contato com o ar e liberar sabor e aroma. Agora, você incline a sua taça a 45°, segurando-a pela haste ou pela base. De cima, você conseguirá enxergar a borda, chamada de anel, com coloração mais clara, e o centro, chamado de olho, com tom mais escuro.
O bom vinho será transparente no anel e nunca turvo. Para saber se o vinho é mais jovem ou envelhecido, observe se há partículas depositadas no fundo da taça. Os mais jovens não devem conter essas partículas, enquanto nos mais envelhecidos a presença é normal. Essas características que citei não são válidas para vinhos não filtrados. Então, é sempre bom também dar uma olhada no rótulo!
A cor do vinho também vai determinar a idade dele. Observe o anel da bebida e a coloração:
Vamos para a última fase do uso da sua visão para a avaliação!
Retorne a taça na posição vertical e verifique se há “lágrima” ou “pernas” nas laterais, que são gotinhas que ficam no cristal. Se tiver bastantes lágrimas, tenha certeza de que o nível alcoólico é alto, mas, se tiver pouca, então ele é baixo.
Até aqui foi relativamente fácil treinar a visão para identificar algumas características do vinho. Neste passo da degustação, você terá que treinar bastante o seu olfato, uma vez que há diversos compostos aromáticos na bebida.
Quanto mais cheiramos o vinho, mais habilidade desenvolvemos para isolar os aromas e identificá-los, além de construirmos a memória olfativa. Mas, sem desespero, esse será um treino prazeroso, como a degustação do vinho como um todo é!
Gire o copo para que os aromas voláteis evaporem. Sinta o cheiro da extremidade inferior da borda da taça e, em seguida, da superior.
Nessa oscilação, busque o cheiro de frutas – em vinhos tinto você encontrará o cheiro de frutas vermelhas e nos brancos o aroma que lembra maçã ou frutas cítricas –, especiarias e de carvalho (se você sentir o cheiro de baunilha, coco, chocolate, cedro e charuto, pode ter certeza de que o vinho foi envelhecido em um barril de carvalho).
Caso sinta dificuldade para transitar entre essas fragrâncias, sinta o cheiro do braço e da mão para reiniciar o seu olfato.
Vamos para a última etapa da degustação e finalmente provar a maravilhosidade que está em suas mãos.
Comece tomando um pequeno gole, que servirá para enxaguar a sua boca com o líquido dos deuses rs, Com o vinho na boca, sugue um pouco do ar, mastigue ele, deixando-o passar por todos os cantos da sua boca para colocar as suas papilas gustativas para trabalhar!
Aqui você irá perceber algumas características do vinho:
A tarefa de degustar um vinho parece exigir muito do nosso paladar e de outros sentidos, não vou mentir e falar que não. Entretanto, a atividade deve ser feita em um momento de relaxamento e busca de prazeres.
Agora que você já sabe como degustar, é necessário saber um pouco sobre como são produzidos os vinhos.
A maioria dos vinhos são produzidos com uva, porém não é a mesma espécie que encontramos no supermercado. A uva destinada à produção da bebida é a Vitis vinifera, que tem uma casca mais grossa, contém sementes e é doce. Existem cerca de 1.300 variedades de uva para a produção de vinhos! Por isso, não é porque a bebida é produzida com um ingrediente, que ela terá o mesmo gosto.
As uvas dão origem aos seguintes tipos de vinhos: tinto, branco, rosé e espumantes.
Mas não vai pensando que os vinhos são produzidos por apenas com uva! Eles podem ser assemblage (se você encontrar o termo “de corte” e “blends”, saiba que eles são a mesma coisa que assemblage), que é a fusão de diferentes castas de uva, da mesma safra ou de safras diferentes, para otimizar a qualidade do vinho, acertando a cor, textura e corpo e acabamento, o que torna a bebida mais equilibrada, saborosa e complexa!
Vamos agora às uvas que dão origem aos tipos mais famosos de vinhos:
A princípio, esse é o básico que você precisa saber sobre os vinhos. Com o tempo e a escolha dos rótulos, você estará craque em fazer a degustação vertical e horizontal.
Ah, e por último mas não menos importante: é normal que cometamos erros. Por isso, vou fazer você ficar mais um tempinho aqui neste texto e mostrar alguns erros que podem ser evitados:
Ufa! Minhas dicas de como degustar vinho foram finalizadas. Espero que depois desse texto, sua degustação fique afiadíssima e você desfrute ainda mais dessa bebida dos deuses. Depois, volta aqui para dividir suas impressões e evolução nos comentários. Boa degustação! 🥂