O coração está balançando aí querendo ter uma adega em casa? É um sentimento maravilhoso.
Você tem seus motivos e tenho certeza também de que pesquisou muito e se deparou com alguns bons argumentos.
Envolvida há anos nesse fascinante universo dos vinhos e tendo presenciado diversas vezes esse momento que é um verdadeiro divisor de águas na vida dos enófilos, fiz aqui uma lista não só com motivos definitivos para você investir na sua adega, mas também para ter a certeza de que está levando a melhor.
Se você está procurando um local dedicado para guardar a sua coleção de vinhos, mesmo que ela ainda seja pequena, é porque você já entendeu que a bebida que amamos tem muitas particularidades e precisa ser bem preservada para ser apreciada em todo o seu potencial.
Isso significa manter suas garrafas longe da geladeira e cuidar de aspectos como temperatura, iluminação, umidade e vibração, o que só é possível com uma adega climatizada e digo mais: a melhor maneira de armazenar vinhos é com uma adega com compressor.
Na Art des Caves, usamos o motor Full Motion na maior parte dos modelos de adegas porque além de assegurar controle de temperatura e umidade, esse tipo de compressor também reduz os custos com energia em até 30%.
Vale a pena atentar-se a esse detalhe porque não é só o custo de aquisição de adega que você tem que ter em mente, mas também o custo de manutenção e a assistência técnica da fabricante.
Com uma adega climatizada em casa a qualidade dos seus brindes terá um grande upgrade, já que haverão rótulos sempre na temperatura perfeita para servir.
Existem modelos de adegas, conhecidas como Dual Zone, com dois ou três compartimentos com diferentes temperaturas, considerando as temperaturas ideais para se servir vinhos tintos, vinhos brancos, rosés e espumantes.
Se você é daquelas pessoas que gosta de todos os tipos de vinhos e tem uma coleção diversa de rótulos, vale muito a pena considerar a compra de uma adega Dual Zone.
Vai por mim: é uma dica de ouro!
Um dos erros mais comuns de quem está começandoneste universo é comprar uma adega pequena pensando apenas no seu ritmo de consumo atual.
Você precisa ter em mente que uma vez que caiu de amores pelos vinhos, dificilmente voltará atrás. Na verdade, sua coleção e consumo tenderão a crescer bastante.
Pode até ser que hoje você consuma vinhos mais jovens e praticamente compra para consumir em breve, mas ao passo que seu paladar vai refinando-se, você começará a apreciar vinhos mais longevos que precisam de tempo para evoluir, além de arrematar rótulos raros em viagens.
Ou seja, precisará de espaço na adega para a evolução de alguns rótulos além dos de consumo imediato.
Além disso, é preciso pensar também que nas temporadas de eventos e recepções em casa, se seus amigos ou familiares forem amantes do vinho como você, o consumo aumenta consideravelmente.
Por isso é importante considerar ter como primeira investida uma adega que possa dar conta dessa perspectiva de crescimento da coleção e mudanças de hábitos.
Você vai começar a beber mais vinhos só de saber que tem como preservá-los devidamente na sua casa.
Hoje em dia, as fabricantes de adega entendem que a peça precisa harmonizar-se ao décor dos clientes e investem muito no design além da tecnologia e qualidade dos materiais.
Há uma infinidade de modelos prontos que se integram a diversas propostas de decoração e você pode comprar online.
Há ainda a opção de personalizar a sua adega, investindo em climatização de ambientes.
Sei que agora você está um pouquinho mais perto da decisão final de ter uma adega em casa, não é mesmo?
Qualquer dúvida é só me chamar nos comentários, mas já peço para preparar um brinde para celebrar esse momento.
Você vai vercomo beber vinho em casa será muito mais especial a partir daqui.