Todo brasileiro gosta de uma caipirinha bem-feita, não é verdade? Não importa se ela é elaborada com vodca, aguardente, saquê, limão, maracujá ou morango. O que realmente interessa é que é um dos coquetéis mais populares e consumidos em nosso país.
Entretanto, quando o assunto é combinação, há várias outras opções que podem ser bastante agradáveis na composição de um drinque, como os feitos com vinho tinto, branco ou espumante. Para você apreciar essas bebidas de outro ângulo, selecionamos dez coquetéis feitos com vinhos. São receitas fáceis de fazer e que não demandam muito tempo, confira abaixo:
É típico para dias frios, por isso está entre as principais bebidas servidas em quermesses e festas juninas no Brasil. O preparo é bem simples: coloque meia xícara (chá) de açúcar em uma panela, dez unidades de cravo-da-índia, casca de laranja e limão ralados, uma xícara (chá) de água, uma maçã e uma pêra cortadas em cubos pequenos, cinco canelas em pau e um litro de vinho tinto suave. Ferva todos os ingredientes por cerca de dez minutos até que o sabor das especiarias passe para o vinho. Sirva bem quente e, de preferência, em canecas.
Esse drinque é ideal para os dias mais quentes, pois seu sabor é leve e refrescante. Por ser de origem espanhola, harmoniza com peixes, lulas e camarões fritos. Para fazê-lo, pique duas fatias de abacaxi (sem casca) e uma laranja (sem casca e sementes). Coloque-as em uma jarra grande, adicione açúcar a gosto, suco de um limão taiti, uma dose de brandy (conhaque destilado de uvas) e deixe curtir por alguns minutos. Adicione meia garrafa de vinho (branco ou tinto) e 200 ml de soda limonada. Sirva sempre gelado.
É uma das batidas mais consumidas no Brasil, pois além de ser doce e saborosa, é também muito simples de fazer. Coloque meio copo de vinho tinto no liquidificador, uma rodela de abacaxi, quatro colheres de sopa de leite condensado e cinco pedras de gelo. Bata tudo e sirva com um pedaço de abacaxi preso na borda.
É um coquetel originalmente da França, perfeito para quem aprecia bebidas leves e ao mesmo tempo sofisticadas. O modo de preparo é bem simples: em uma taça, coloque um quarto de creme de cassis e complete com champanhe. Para enfeitar, sirva com uma cereja no fundo da taça.
É uma bebida aperitiva bastante parecida com o Kir Royal, porém, com algumas variações de ingredientes. Em uma taça, coloque três quartos de vinho branco gelado (Chardonay ou Sauvignon Blanc) e um quarto de creme de cassis sobre ele. Também podem ser utilizados outros tipos de vinho, como o Riesling, que é mais frutado e doce.
Por ter um toque frisante e ao mesmo tempo sofisticado, pode ser uma boa pedida para festas de fim de ano. Seu modo de preparo é simples: coloque uma colher de chá de açúcar e quatro gotas de Angostura (bebida concentrada e amarga) em uma taça. Complete com champanhe ou espumante bem gelado. Antes de servir, corte uma tirinha de casca de laranja e torça sobre a taça, deixando-a cair. Há outra versão que acrescenta meia dose de conhaque, deixando-o ainda mais marcante.
Por ser adocicado e levemente frisante, pode ser um ótimo refresco em altas temperaturas. Para fazê-lo, escolha um vinho tinto simples que você já conheça. Num copo alto, dissolva duas colheres de chá de açúcar e uma de suco de limão. Acrescente gelo e adicione soda até completar 3/4 do copo. Em seguida, coloque 25 ml de vinho tinto seco. Sirva sempre gelado.
Gostou das dicas? Agora corra para a cozinha e prepare o seu drinque preferido. Se você conhece outra receita com a bebida dos deuses, compartilhe com a gente!