Por Rafaela Vidigal em 20/mai/2015 18:34:00
Os amantes de um bom vinho estão sempre as voltas com essas perguntas: Vinho engorda? Emagrece? Faz bem? Faz mal? A ciência está a todo momento trazendo novas conclusões e as últimas felizmente parecem realmente favoráveis a quem aprecia uma boa taça de vinho. Mas é claro, a orientação é para um consumo moderado, sem excessos. Vamos aprofundar um pouco mais nesse assunto pra saber realmente se é mito ou verdade a história de que vinho ajuda a perder peso? Acompanhe com a gente!
Hábitos estrangeiros
Muitas pessoas, principalmente os europeus, cultivam o hábito de tomar uma tacinha de vinho tinto todos os dias após o jantar. Essa prática tão disseminada lá fora não acontece por acaso, mas devido às propriedades antioxidantes do vinho, boas para o coração e para a digestão. Entretanto, não é a toa que o consumo diário não ultrapasse uma taça, pois se ingerido em excesso, os efeitos podem ser contrários, sobrecarregando o organismo com álcool e açúcar.
Justa medida
As boas propriedades antioxidantes das uvas são contrastadas com os efeitos indesejados do açúcar e do álcool no organismo. Portanto, para que sobressaiam apenas as boas qualidades, a justa medida deve ser exercitada. Além disso, existem diversos tipos de vinhos, uns mais calóricos que outros. Os vinhos encorpados, ricos em álcool e em açúcar tendem a ser mais calóricos, enquanto um vinho branco seco tem cerca de duas vezes menos calorias.
Mas afinal, o vinho emagrece?
A perda de peso acontece quando o corpo queima mais calorias do que aquelas consumidas. Quando você bebe uma taça de vinho o corpo produz algumas enzimas para digeri-lo, e isso naturalmente ajuda a queimar algumas calorias. Mas a quantidade das calorias queimadas não é suficiente para a perda de peso. No máximo ela irá compensar as calorias ingeridas em sua taça de vinho. Ou seja, é um processo que fica apenas “elas por elas”!
Substituto
Um outro raciocínio possível é o de trocar as bebidas calóricas – como refrigerante, coquetéis, milkshakes e capuccinos – por uma tacinha de vinho no almoço ou no jantar. Isso sim impedirá que você ingira uma bebida de 500 calorias e ganhe mais peso, pois uma taça de vinho tinto de 150ml possui de 80 a 120 calorias, algo que não prejudica quem está de dieta.
Benefícios em geral
Embora não possamos afirmar categoricamente que o vinho emagrece, tornando a questão um pouco mais complexa. Como você pôde ler acima, o vinho possui propriedades e benefícios comprovados para o organismo, como o controle do colesterol ruim no corpo e a manutenção da saúde cardiovascular, com prevenção de formação de placas na artérias, devido aos antioxidantes flavonoides e resveratrol. Como dissemos, esses benefícios são garantidos tendo em vista a quantidade: para os homens no máximo duas taças por dia e para as mulheres uma taça.
E então, você já sabia dessas informações? Está pronto para consumir uma taça de vinho moderadamente e aproveitar todos os seus benefícios? Se o vinho não ajuda a emagrecer, certamente ele também não engordará, se consumido na medida. Deixe seu comentário contando o que achou dessas informações!
Comentários: