Aquele famoso ditado “quanto mais velho o vinho fica, melhor ele é” não pode ser utilizado para todos os tipos de vinho, ou seja, não podemos generalizar. Entretanto, essa frase faz sentido para os vinhos de guarda, que são os mais difíceis de encontrar, já que hoje em dia 90% dos vinhos produzidos são para consumo imediato e apenas 10% são de guarda.
Esses vinhos também podem ser consumidos na hora, mas não ficarão tão bons se não forem guardados por um bom tempo, já que eles possuem um grande potencial de envelhecimento.
O vinho de guarda tem certas diferenças dos demais. Algumas de suas uvas são distintas, possuem um diferente método de cultivo e passam por processos minuciosos e com poucas intervenções. Além disso, pouca quantidade de oxigênio passa pela rolha - o que causa diversas reações químicas capazes de criar e determinar o vinho de guarda.
Esse tipo de vinho fica ainda mais impressionante ao longo do tempo. Algumas de suas características são: maciez em seus taninos e complexidade em seus aromas. Quer saber uma curiosidade? Sua aparência também muda com o tempo: os vinhos brancos ganham mais cor e os tintos perdem sua tonalidade.
Se você está curioso para saber quanto tempo exatamente um vinho pode ficar guardado até ser consumido, a resposta é apenas uma: só o próprio produtor pode te informar essa questão, já que um vinho pode variar muito o tempo com relação ao outro, mesmo os de guarda. Porém, geralmente, são de 6 anos para tintos e 4 para brancos.
Se você ficou interessado e quer adquirir um vinho de guarda, temos algumas sugestões: os Grand Crus de Bordeaux, os italianos Barolos e Super Toscanos, os vinhos do Porto, os espanhóis Reserva e Gran Reserva.
Ah, e não se esqueça de conservar os vinhos de guarda em uma adega, pois só dessa maneira eles ficarão no ponto para serem consumidos, já que elas mantêm a temperatura ideal e os vinhos podem ficar deitados – o que faz com que a rolha fique umedecida e impossibilite a entrada de ar na garrafa. Além disso, elas ficarão distantes da luz do sol e o risco das bebidas se danificarem diminuirá.
O que acha dos vinhos de guarda? Possui algum guardado para abrir em alguma ocasião especial? Gostou da ideia de presentear o nascimento de algum bebê com um excelente vinho de guarda? Queremos saber! Nos conte nos comentários!