Tintos, brancos ou espumantes: o Brasil reserva ótimas opções de vinhos. O segredo é saber reconhecê-los! Por muito tempo, o mundo reverenciou apenas as vinícolas europeias, mas depois que a tradição se expandiu pelos continentes, outros lugares também se tornaram foco desses interessados.
É verdade que o Chile, a Argentina e o Uruguai foram os pioneiros na América Latina a se destacarem na produção de vinhos e oferecem boas ofertas, mas o mercado brasileiro está correndo atrás e apresentando opções surpreendentes, até mesmo para os especialistas mais exigentes. Então conheça um pouco sobre a história dos vinhos nacionais e confira uma seleção especial que preparamos para você se orgulhar da produção brasileira.
No entanto, outras regiões do país estão mostrando resultados interessantes na produção de vinhos finos, como o Vale do Rio São Francisco, onde está se observando uma iniciativa que aproveita o clima pouco favorável, mantendo os vinhedos irrigados de maneira controlada. Hoje, pode-se dizer que o comércio de vinho no Brasil está em plena evolução, oferecendo grandes oportunidades de crescimento no mercado nacional e internacional.
Agora vamos a uma seleção de vinhos cuidadosamente preparada para provar que o Brasil tem diversas opções de qualidade. Acompanhe!
Considerado por alguns como o melhor nacional tinto, revela primeiramente a intensidade da madeira e, na sequência, percebe-se o aroma de frutas negras e chocolate, contrastada com a suavidade no paladar de um tanino macio.
Como podemos ver, existem excelentes vinhos nacionais nas prateleiras. Agora, só falta você degustá-los e compartilhar suas impressões com a gente. Alguma dúvida ou comentário sobre esses vinhos sensacionais brasileiros? Então deixe seu cometário e participe da conversa.