Por Rafaela Vidigal em 18/mai/2017 9:00:00
Você acredita que o material e a qualidade das taças têm influência na apreciação dos vinhos? Diferentes tipos de taça trazem características únicas, entre elas transparência, aderência ao líquido, resistência e brilho, o que acaba fazendo com que alguns materiais sejam mais apreciados por degustadores.
As taças de vidro e de cristal são as mais conhecidas. Ainda que semelhantes, os dois materiais têm características que os diferenciam. A de cristal, por exemplo, pode ser encontrada na forma evoluída, com titânio em sua composição.
Os diferentes tipos de taça
A taça de vidro convencional é levemente mais grossa do que a de cristal, como já falamos aqui pelo blog. Os apreciadores de vinho indicam a segunda pelo conjunto de características que valorizam o vinho, entre elas a porosidade de seu material, que permite uma melhor visualização da textura e da cor da bebida, aumentando também o aroma que a o vinho exala. A borda da taça de cristal é mais fina, mas seu corpo ainda é mais resistente que o da de vidro.
A taça de cristal titânio, como é mais conhecida, tem em sua composição o composto químico da família dos metais, conhecido justamente por sua resistência. Assim, esse tipo de taça é atrativo pela durabilidade, já que as de vidro ou de cristal podem quebrar-se com qualquer impacto mais forte. Um ponto negativo é o seu preço, iniciando nos R$ 25, a unidade.
Por fim, a taça de plástico, normalmente feita de acrílico, não é indicada, pois seu material não preserva o sabor dos vinhos. Contudo, em um passeio ou numa situação de emergência, elas podem ser a salvação.
Qual é a melhor taça?
A taça de cristal com titânio une as melhores qualidades para a degustação e a resistência. Por serem mais caras que as de cristal simples, compensam para apreciadores da bebida que não precisam de uma grande quantidade de taças. Em seguida, as de cristal cumprem bem com a função, sendo a opção mais em conta para quem começa a degustar.
Quais tipos de taça você tem na sua coleção? Consegue perceber a diferença entre elas? Agora que você conhece as características de cada uma, continue navegando pelo blog e encontre novos vinhos para degustar.
Comentários: