Você já ouviu falar na tradição italiana do nhoque da fortuna? Conta a lenda que, para atrair boas energias e ganhar mais dinheiro ao longo do mês, é preciso comer um prato de nhoque todo dia 29.
O mais importante: não esquecer de colocar uma nota de dinheiro debaixo do prato e comer os sete primeiros nhoques em pé, além de dizer a seguinte frase:
“São Genaro, estou comendo este nhoque para que nunca me falte comida na mesa e dinheiro no bolso”, para, assim, garantir a fartura tão desejada.
A tradição nasceu na cozinha italiana, durante o século IV. Contam que um santo cristão, chamado São Pantaleão, vagava faminto por um vilarejo da região à procura de um prato de comida.
Camuflado de andarilho, o viajante bateu à porta de uma família pedindo por uma refeição. Os anfitriões, mesmo desconfiados e sem muito o que oferecer, não negaram o alimento, dividindo assim igualmente o que tinham.
Como havia pouco, repartiram em sete massas de nhoque para cada um. Em troca da gentileza, o santo se despediu, deixando uma lembrança à família: moedas de ouro colocadas embaixo de cada um dos pratos.
Após rodar inúmeros países, a história se transformou em uma verdadeira tradição, celebrada por diversas regiões, todo dia 29.
Se a superstição realmente funciona, não sabemos. Porém, quem precisa de desculpa melhor para comer um delicioso nhoque todo mês?
Para te ajudar, separamos uma receita deliciosa do nhoque fortuna acompanhada de uma ótima sugestão de vinho, ideal para harmonizar com o delicioso prato italiano. Confira abaixo e bom apetite!
Cozinhe a batata em água e sal;
Tempere a carne moída a gosto (alho, sal, cebola, molho de tomate, um pouco de pimenta) e coloque para cozinhar;
Depois que a batata estiver cozida, amasse e deixe esfriar;
Em uma travessa, coloque a batata já amassada e misture: a maisena o trigo e 1/2 pacotinho de queijo ralado;
Em um saco de confeitar, despeje essa mistura;
Em uma panela, ferva água com um pouco de sal. Quando a água estiver borbulhando, com o auxílio de uma tesoura ou faca, aperte o saco de confeitar com a massa dentro da água e corte em cubinhos;
Quando a massa subir na água fervendo, retire e coloque em uma travessa com o molho de carne moída, intercalando em camadas;
Por último, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno.
Para combinar com o nhoque da fortuna, escolha o vinho Pinna Fidelis Roble. De cor intensa, quase negra, ele impressiona nos aromas de morangos, framboesas e leves notas balsâmicas e tostadas.
O Pinna Fidelis Roble é um vinho que agrada a todos os paladares. E, com certeza, um acompanhamento que não pode faltar nesta refeição!
O que você achou da nossa receita do nhoque da fortuna? Já experimentou alguma diferente? Conte para a gente nos comentários abaixo!