O verão está chegando e com ele o aumento da preocupação de muitas pessoas com a aparência física. Nesse movimento de se manter saudável com a realização de atividades físicas e diferentes tipos de dietas, muitos deixam de lado o prazer de apreciar um bom vinho, por ser uma bebida alcoólica e ser restritiva em muitos planos alimentares. Mas será que isso é realmente necessário? Hoje tiraremos essa dúvida mostrando quantas calorias tem o vinho.
O álcool é considerado um grande vilão das dietas devido à alta ingestão calórica, perdendo apenas para as gorduras. O uso abusivo das bebidas alcoólicas modifica o metabolismo, gerando um acúmulo de gorduras, dentre outras alterações no organismo.
Porém, a boa notícia é que há bebidas alcoólicas de baixa caloria que, se tomadas com moderação, são as que menos comprometem a dieta. O vinho é uma delas. Estudos comprovam que a bebida, inclusive, pode até trazer benefícios à saúde, graças às suas propriedades antioxidantes.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Washington State University, publicada no International Journal of Obesity, o resveratrol – polifenol presente nas sementes e cascas das uvas e no vinho – auxilia na perda de peso.
Essa substância é capaz de converter o excesso de gordura branca (considerada ruim, pois acumula energia no corpo devido ao excesso de ingestão de comida e falta de exercícios físicos) em gordura marrom (considerada gordura boa, pois tem o papel de queimar a gordura para ser utilizada como fonte de energia), mais fácil de ser eliminada pelo organismo, ajudando a manter o corpo em equilíbrio, prevenindo a obesidade e disfunções metabólicas.
Os polifenóis existentes no vinho também podem diminuir o colesterol e proteger contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o infarto. Lembrando que quanto mais escuro o vinho, mais polifenóis ele contém.
Vale ressaltar que o vinho não é um medicamento, sendo assim, consumi-lo em excesso pode fazer mal à saúde. De acordo com especialistas, é recomendada uma dose (taça) por dia, porém cada caso deve ser avaliado individualmente.
Agora, ciente dos benefícios à saúde proporcionados pelo vinho, confira abaixo as calorias contidas na taça dos diferentes tipos de vinhos e aprecie, com moderação, esta deliciosa bebida, sem comprometer a sua dieta.
Para fazer o cálculo das calorias de um vinho é levado em conta o teor alcoólico, o açúcar inerente ao vinho e quantidade ingerida. Uma garrafa de vinho tem 750 ml, considerando que equivalem a quatro taças (187,5 ml cada), as referências são as seguintes:
* Nesse caso, qualquer taça de vinho tinto pode considerar essa quantidade de calorias.
* A diferença nesse caso diz somente respeito ao teor alcoólico, os vinhos são os mesmos do anterior.
Gostou das informações sobre quantas calorias tem o vinho? Há outros temas que gostaria ler aqui no blog. Escreva para nós nos comentários abaixo!