Os preparativos para as festas de fim de ano estão chegando e, para aqueles que gostam de um bom vinho, as opções da bebida são inúmeras. Mas como conseguir a harmonia perfeita entre as variedades de vinho e os pratos servidos nas ceias de Natal e Réveillon?
Independente da sua preferência no cardápio das ceias, seja por conta de tradições familiares ou até de costumes regionais, o indicado é apostar em combinações que valorizem ainda mais o sabor da sua comida. Por isso, veja algumas dicas para não fazer feio na sua ceia!
Melhores vinhos para servir com carnes e aves no Natal e Ano Novo
Lombo ou Pernil
Receitas variadas com carne de porco são tradicionais na maioria das mesas brasileiras, em festas de fim de ano. Por conta do sabor delicado, esse tipo de prato pede um vinho tinto de corpo médio, como é o caso do Pinna Fidelis Vendimia Seleccionada, tipo tinto Tempranillo espanhol. Os tipos feitos com uvas Carménère também são uma boa pedida, a exemplo do Malco Carménère Reserve, cujo aroma passa por frutas pretas.
Tender e Peito de Peru
Por serem opções mais leves e delicadas de carne, essas aves ficam ainda deliciosas se saboreadas com um bom vinho branco encorpado. Os tipos brancos feitos com as uvas Sauvignon Blanc e Chardonnay são boas indicações. Um nome que não faz feio nessas ocasiões é o Cantagua Gran Reserva Chardonnay.
Cordeiro
Um corte dessa carne assada ao molho de ervas é de dar água na boca, não é mesmo? E para acentuar ainda mais o sabor desse prato, aposte em vinhos tintos de corpo médio e com aromas de frutas. Um exemplo é o tinto De Loach Zinfandel.
Opções de vinhos leves combinam com peixes ou pratos adocicados
Bacalhau
Assado com batatas ou cozido, o Bacalhau é uma iguaria muito apreciada nas comemorações de fim de ano. Com um sabor bastante acentuado e até salgado, o bacalhau se adéqua bem com vinhos feitos a partir de uvas brancas ou os tipos espumantes, como é o caso do Casa Valduga 130 Brut.
Nozes e Castanhas
Os petiscos fazem bastante sucesso nas ceias e sua degustação é um ótimo momento para ter aquele papo gostoso antes do prato principal. Para acompanhar esse momento, a indicação fica por conta dos vinhos rosés ou espumantes. O italiano Don Bonifácio Espumante Brut não faz feio nessas ocasiões.
Panetone
Seja com frutas cristalizadas ou com gotas de chocolate, esse é um prato difícil de resistir nas festas de Natal e Ano Novo. Ao contrário do que alguns imaginam, o panetone fica ainda mais gostoso ao ser degustado com vinhos doces e espumantes. Duas opções muito recomendadas são os tipos italianos Asti e Moscato d’Asti, além de serem leves e doces, seu teor alcoólico é pequeno.