Por Rafaela Vidigal em 15/ago/2019 13:00:00
Provavelmente você já viveu uma situação parecida com essa que vamos descrever agora: você vai receber visitas ou pintou uma comemoração de última hora, então você corre para comprar as bebidas e na volta a tentação de colocar o vinho no freezer para gelar rápido é grande! Mas será que pode?
Bom, essa dúvida é bastante comum para quem está começando a desbravar o universo dos vinhos. Leia atentamente esse post e conheça 3 motivos pelos quais você deve evitar ao máximo essa prática. Pelo sucesso dos seus brindes, recorra ao freezer com muita moderação!
Temperatura
O motivo é evidente: o baixo controle que você terá sobre a temperatura. Vinhos são bebidas sensíveis e precisam ser armazenados em ambientes extremamente bem controlados. Essa é a única maneira de preservar as características originais do rótulo e toda a experiência ao saboreá-lo.
Os vinhos precisam ser armazenados em ambientes com temperaturas média entre 14ºC a 17ºC - e evitar ao máximo grandes variações de temperatura. Por isso, ao colocá-lo no freezer - onde a temperatura é muito mais baixa - pode impactar na degustação da bebida, ou até mesmo congelar o vinho.
Umidade
Outro vilão do vinho tanto na geladeira quanto no freezer é a umidade. Ela pode prejudicar muito a bebida no decorrer do seu tempo de exposição. Como esses ambientes não foram projetados para o armazenamento de vinhos, a a umidade em excesso pode criar condições para a proliferação de fungos e danificar os rótulos.
Vibração
Mais um vilão do vinho que pode frustrar seus planos ao tentar gelar rapidamente o vinho no freezer. As melhores adegas são desenvolvidas com tecnologia de ponta que inclui sistema antivibração, pois a vibração constante afeta os rótulos mais sensíveis.
Todas essas razões são mais do que suficientes para que você NÃO coloque o vinho no freezer. Mas, se for inevitável levar o vinho ao freezer para gelá-lo rapidamente, a dica é tenha muita atenção ao tempo que rótulo deve ficar no freezer: 20 minutos para os brancos, 10 para os espumantes (com mais cinco na geladeira) e apenas cinco minutos para os tintos. Recomendamos inclusive que você coloque um alarme para não deixar a bebida por mais tempo e estragar completamente o seu sabor.
Ou, se preferir, você também pode optar pelo bom e velho balde de gelo com água. Para isso, é só seguir os seguintes passos:
- Preencha um balde com bastante gelo e água. A água vai ajudar a aumentar a superfície de contato com o vinho e resfriá-lo mais rapidamente.
- Coloque o vinho dentro do balde, de cabeça para baixo, por 2 minutos. Dessa forma, você garante que a parte de cima da garrafa também ficará geladinha.
- Desvire a garrafa e deixe-a resfriando entre 10 a 15 minutos. O ideal é mexer na garrafa de tempos em tempos para deixar a temperatura da bebida mais uniforme.
- Coloque um pano ou guardanapo próximo à garrafa para secá-la antes de servir a bebida. Assim você evita molhar as pessoas e o ambiente ao seu redor.
- Depois dos 15 minutos, deixe a garrafa fora do balde por um período. Assim que perceber a bebida retornar a temperatura ambiente, coloque-a novamente no balde.
Como não há uma maneira assertiva para ver a temperatura do rótulo, o jeito é ir provando a bebida e avaliando se está do seu gosto.
O que você achou dessas dicas? Você já colocou seus rótulos em um freezer ou em um balde com gelo e água? Compartilhe com a gente!
Comentários: