Atenção amantes de vinho, há um destino inusitado e fabuloso a sua espera: a Moldávia. Mas o que esse país do leste Europeu, no meio da Romênia e da Ucrânia, tem de tão especial? Simplesmente a maior adega do mundo! A Milestti Mici está localizada na cidade de Cricova, 15 km ao norte da capital Chişinău.
O local é praticamente uma cidade subterrânea com túneis e ruas cheias de garrafas de vinho. São 200 km dos quais 55 km são efetivamente usados para armazenar, preservar e maturar vinhos de excelente qualidade. Devido à extensão, as visitas à adega devem ser feitas em carros elétricos específicos para a atração.
São mais de dois milhões de garrafas de vinho que renderam à Milestti Mici o reconhecimento do Guinness Book como a maior coleção de vinhos do mundo em número de garrafas. O sonho de consumo de todo colecionador de vinho!
Não é coincidência a Moldávia possuir tantos rótulos. O país tem ótimas condições para o cultivo de uva e produção de vinhos: colinas baixas, planícies ensolaradas, rios e o clima moderado típico da região do Mar Negro. Há ainda uma umidade que se mantém por volta de 90% e temperatura estáveis entre 12ºC e 14ºC, durante a maior parte do ano.
Na Milestti Mici, há dois restaurantes de comida tradicional da região e um wine bar. Claro que, além de apreciar o passeio e o diferente estilo arquitetônico das ruas, é super recomendado que o visitante deguste o vinho local. Algumas garrafas são seladas com cera, seguindo uma tradição da região.
Vale muito a pena aumentar a coleção de vinhos com rótulos originais da Moldávia e enriquecer a adega da sua cozinha, da sala, da varanda gourmet com um pouco de história. Além de sede da adega, a cidade de Cricova é uma grande produtora de vinho: são 100 tipos diferentes entre tintos, brancos, rosés e espumantes. A China é o grande importador de vinhos da região.
Se você gostou de conhecer mais sobre a maior adega do mundo, a Milestti Mici, você provavelmente se encantará com a magnífica coleção do Hôtel de Paris Monte-Carlo. Vale a pena a leitura!