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Desvendando os Segredos do Valor de um Vinho: 9 Fatores Cruciais

9 Fatores que podem determinar o valor do vinho.
Cada estágio na vida de um vinho afeta o seu valor.

Aqui estão os fatores mais importantes na avaliação de um vinho:


  • Técnicas de Vinificação

 

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Custos fixos no negócio vinícola, o terroir (condições ambientais) onde as uvas foram cultivadas, as técnicas utilizadas para processar as uvas e o próprio processo de vinificação conferem ao vinho um valor intrínseco.

Por exemplo, vinhos feitos a partir de uvas orgânicas e colhidas à mão utilizam processos mais intensivos em mão de obra e terão um valor mais elevado do que aqueles que são colhidos mecanicamente ou pulverizados com pesticidas.

 

Além disso, vinhos de reserva de maior qualidade (que foram envelhecidos por mais tempo em barris de vinho) tendem a ser mais valorizados do que os vinhos não reservados.


  • Região

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O Valuation elevado da vinícola tem um impacto significativo no preço da garrafa de vinho.

Vinhos de uma vinícola do Napa Valley ou de um vinhedo Grand Cru das regiões vinícolas francesas têm preços exorbitantes devido à qualidade das uvas utilizadas e às sutilezas do terroir.

 

O mesmo acontece com alguns vinhos de micro-regiões como Médoc ou Saint-Émilion, e regiões vinícolas emergentes na Austrália, Hong Kong e África do Sul. Por exemplo, uma garrafa do vinho australiano Penfolds Grange Hermitage 1951 foi vendida em um leilão de 2004 por $38.400.


  • Embalagem e Aparência

 

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Vinho em sua caixa original, que não foi reembalado ou rotulado novamente, terá um valuation mais alto do que os demais.

Além disso, a aparência de uma garrafa fornece pistas sobre a qualidade do vinho dentro dela.

Por exemplo, baixo nível de preenchimento indica exposição ao oxigênio. Ambos mostram sinais de armazenamento inadequado que podem ter afetado a qualidade do vinho. Pode até ser arriscado consumir um vinho assim.

 

Um rótulo de vinho borrado pode indicar condições de armazenamento úmidas. Isso pode não afetar os preços do vinho em alguns casos. No entanto, alguns especialistas em valuation de vinhos avaliam um vinho pelo rótulo rasgado ou borrado, o que por sua vez diminuirá seu valor de revenda.


  •  Armazenamento e Procedência

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O vinho deve ser armazenado em condições rigorosas controladas por clima para preservar seu sabor e auxiliar em seu processo de envelhecimento.

Você precisa ter um registro da procedência do seu vinho, incluindo suas condições de armazenamento e histórico de propriedade.

 

Você o comprou de um proprietário da vinícola imediatamente após o engarrafamento ou de um proprietário anterior? Quantas mãos a garrafa passou?

 

Um leiloeiro de vinhos ou um colecionador sério de vinhos gostaria de ver todos esses detalhes em um relatório de condição.


  • Potencial de Envelhecimento

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Vinhos recentemente engarrafados, "prontos para beber" ou novos vinhos (com baixo potencial de envelhecimento) podem não lhe render um grande preço em leilões ou no mercado secundário.

Vinhos de alto valor e potencial de investimento, como os Grand Crus da Borgonha, têm alto potencial de envelhecimento. Um bom Barolo pode levar mais de 30 anos para amadurecer em todo o seu sabor!

 

Esses vinhos têm alta acidez e taninos fortes e desenvolvem um buquê complexo, sabor e sensação na boca ao longo dos anos.


  • Número de Garrafas

 

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Garrafas de um estojo de vinho armazenado em condições impecáveis provavelmente terão mais valor do que uma única garrafa.

A menos que seja um vinho raro, como uma garrafa de 6 litros de Cheval Blanc 1947 ou um Heidsieck 1907 salvo de um naufrágio!


  • Escassez

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A quantidade de produção de cada safra pode influenciar o valor do vinho a longo prazo.

Por exemplo, em 2012, apenas 600 garrafas da primeira safra do Napa Valley Screaming Eagle Sauvignon Blanc foram lançadas para um grupo exclusivo de amantes do vinho, a $250 por garrafa. Isso elevou o preço no mercado secundário para mais de $2.000 por garrafa!










  • Pontuações dos Críticos

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As pontuações dos críticos são outro fator chave que um cliente de vinho deve considerar.

Críticos de vinho como Robert Parker e revistas de vinho como a Wine Spectator desenvolveram escalas numéricas para avaliar vinhos com base em fatores como sabor, aroma e idade.

 

Essas classificações são atualizadas regularmente, e vinhos prestigiados como Domaine de La Romanée-Conti lideram as tabelas ano após ano.

 

Em um sistema de classificação de 100 pontos, aqueles com pontuações de 90 ou mais podem ser um excelente investimento.





  • Valor da Marca

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Marcas de vinho renomadas obtêm suas uvas dos melhores terroirs e prometem os mais altos padrões profissionais de fabricação e gestão de estoque.

Vinhos colecionáveis de vinicultores estabelecidos com longa trajetória nas melhores regiões vinícolas tendem naturalmente a ser caros, mesmo como novos lançamentos.

 

É por isso que um vinho Domaine de la Romanée-Conti ou um Château Lafite é valorizado muito mais do que outras marcas.

 

Agora, como você calcula o valor do seu vinho?

Escrito por Rafaela Vidigal

Rafaela Vidigal, formada em administração, integra desde 2007 a equipe da Art des Caves. Atualmente vem descobrindo os encantos do marketing. Adora cantar no carro ­(mesmo cantando muito mal), ama comer, beber bons vinhos e dar boas risadas. Acredita que toda garrafa vazia está cheia de boas histórias!

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